Bancada do Rio pede a SDH para intervir no caso Amarildo

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República aceitou intervir nas investigações do caso Amarildo. A ministra Maria do Rosário recebeu na tarde desta quarta-feira (25) um protocolo com o pedido de investigação paralela assinado por 40 deputados da bancada do Rio de Janeiro, coordenada pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). 

A articulação entre a deputada e a ministra teve início há duas semanas. Logo na primeira conversa com Jandira, Maria do Rosário expressou a vontade de envolver os Direitos Humanos na apuração sobre o desaparecimento do morador da Rocinha.

Com a medida, os técnicos da Secretaria poderão apurar paralelamente as causas do desaparecimento e da provável morte do ajudante de pedreiro, aumentar a pena dos acusados sob a ótica da violação de direitos humanos e ainda acompanhar o inquérito e pedir revisões de investigação ao delegado responsável.

"Este trabalho de nossa bancada é um desdobramento feito há duas semanas com o Ministério da Justiça, ao solicitar que a Polícia Federal também realizasse uma investigação paralela. Estamos otimistas que órgãos nacionais como a PF e a SDH possam ajudar no caso de Amarildo", afirmou a deputada Jandira Feghali.

"O caso Amarildo tem angustiado a família do pedreiro e toda população fluminense. É mais grave ainda quando um dos principais acusados na investigação é a Polícia Militar, braço do Governo do Estado. A chefe da Polícia Civil, Marta Rocha, tem feito um trabalho exemplar, mas precisamos que forças nacionais possam intervir e realizar apurações paralelas, para agilizar todo procedimento e buscar a verdade com neutralidade", complementa a parlamentar.

Da Redação em Brasília
Com informações da SRZD