João Ananias destaca exemplo de atendimento ao idoso

"Lembrando o enorme débito que temos com os idosos em nosso país”, o deputado João Ananias (PCdoB-CE) fez, em discurso no plenário da Câmara, uma homenagem ao Dia do Idoso, que acontece na próxima terça-feira – 1o de outubro. Para o parlamentar, “quando os músculos e a memória começam a falhar, por conta do tempo, os poderes públicos e a sociedade precisam socorrer, não com ações caritativas, mas com políticas públicas inclusivas e abrangentes”.

João Ananias destaca exemplo de atendimento ao idoso - Coesa

“Mesmo ainda não podendo se comemorar como deveríamos, no Brasil, é importante ressaltarmos esta data”, diz Ananias, para quem “as políticas públicas ainda são tíbias, porém começam a acontecer no Brasil”, destacando o Estatuto do Idoso como um marco de partida importante.

O parlamentar citou o exemplo da Prefeitura de Fortaleza, que pode ser considerado referência no atendimento ao idoso. A Coordenadoria do Idoso, sob o comando do Coronel Sérgio Gomes, oriundo do Corpo de Bombeiros, inicia uma série de ações ousadas e inovadoras, em Fortaleza, para transformá-la em Cidade Amiga dos Idosos, ação lançada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ananias destacou que, por solicitação do Coronel Gomes, colocou, através de Emenda ao Orçamento da União, no Ministério dos Esportes, recursos para instalação de 22 Academias de Saúde em praças da cidade, voltadas para os idosos, que serão acompanhados por profissionais de Educação Física, em convênio com os Bombeiros.

“Uma ação importante visando a promoção da saúde e prevenção de doenças decorrentes do sedentarismo”, avalia o deputado, anunciando para o fim de outubro as inaugurações.

Outra medida adotada pela Prefeitura de Fortaleza, citada pelo deputado e que depende de recursos das emendas parlamentares, é a proposta de implantação de "fábricas de vassouras" a partir de garrafas pet, em bairros de Fortaleza, como forma de inclusão e geração de renda para grupos de idosos. “Caso não consiga recursos financeiros este ano, incluirei no Orçamento da União de 2014”, afirmou.

Outras importantes iniciativas citadas foram a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; o projeto que cria o Selo Amigo do Idoso, que certificará as empresas e instituições públicas e privadas, que desenvolverem atividades políticas e ações voltadas ao respeito à pessoa idosa; e a implantação de seis Centros de Referência Municipal do Idoso, que funcionará 24hs, para triagens, serviços e encaminhamentos.

“O exemplo da Gestão Roberto Cláudio, a quem parabenizo aqui desta tribuna, pelo apoio e a destinação de recursos para as políticas do idoso, deve ser seguido pelos governantes, inclusive o Governo Federal”, conclui o parlamentar, apelando aos colegas parlamentares para que “ao trabalharmos o Orçamento de 2014, possamos incluir dotações que propiciem a implementação dessas políticas”, enfatizando que “prioridades sem orçamento não passa de retórica”.

De Brasília
Márcia Xavier