UNE participa do 34º Conselho Nacional de Juventude em Brasília

Teve início na quarta-feira (25, em Brasília, a 34ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), com o objetivo de debater e assegurar políticas públicas para os jovens de todo Brasil. O encontro reúne diversas entidades do movimento estudantil e educacional e acontece até esta sexta-feira (27).

Foto: divulgação UNE
 

Debates sobre reforma política, democratização dos meios de comunicação e a apresentação do Sistema Nacional de Juventude fazem parte da programação. A Lei 12.852 contempla, além do sistema, o estatuto específico que estabelece os direitos, os princípios e diretrizes das iniciativas governamentais voltadas para a juventude.

Presente na mesa que debateu o significado das grandes manifestações realizadas no mês de junho em todo país, a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Virgínia Barros, afirmou que é preciso avançar mais na qualidade e eficiência dos serviços públicos no Brasil. ‘’Precisamos também lutar por uma reforma política que aprofunde a democracia’’, completou.

Participaram também João Pedro Stedile, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Caio Victor, do Movimento Passe Livre (DF); Alessandro Melchior, presidente do Conuve; Ângela Guimarães, vice-presidenta do Conjuve; o jornalista Gilberto Maringoni (Psol); e Severine Macedo, secretária Nacional de Juventude.

Além da reunião, o Conjuve iniciou uma série de discussões sobre o direito à comunicação e juventude. Na tarde desta quinta-feira (26), a partir das 13h, o conselho realizou a abertura do Seminário de Comunicação e ato político pela democratização dos meios de comunicação com a assinatura do termo de compromisso do Conjuve com o Projeto de Lei da Mídia Democrática.

Confira a programação do último dia de atividades:

Sexta-feira, 27 de setembro

09h – Debate: Direito à Comunicação e Juventudes

13h – Oficinas: (Elaboração das diretrizes para o Plano Nacional) Políticas de comunicação para as juventudes

• Estratégias e Políticas de Comunicação do Conjuve

• Plano Nacional de Comunicação e Juventude

• Incidência Política em Comunicação

16h – Socialização do resultado dos debates e grupos de trabalho

Fonte: Site da UNE