Governo britânico quer que desempregado aceite qualquer trabalho

O governo britânico obrigará as pessoas com dois anos ou mais no seguro desemprego a trabalhar em qualquer atividade para poder conservar a ajuda estatal, informou nesta segunda-feira (30) o ministro de Finanças, George Osborne.

A advertência está dirigida a todos os desocupados de longa duração, que a partir de abril de 2014, com o início do ano fiscal, terão que trabalhar 30 horas semanais em tarefas sociais.

Os que possam fazer isso deverão trabalhar em troca do subsídio limpando ruas, recolhendo lixo, cozinhando para idosos e trabalhando em organizações de caridade.

Outras opções serão visitar diariamente centros de emprego para achar trabalho ou se submeter a cursos com o fim de melhorar a escrita, a fala ou a apresentação em público.

Osborne explicou que os que não cumprirem com o estabelecido serão penalizados com quatro semanas sem receber a ajuda governamental pela primeira vez. Uma segunda falta suporia a perda de três meses do benefício.

A medida faz parte da redução dos programas sociais por parte do governo do premiê David Cameron, que considera que o britânico é um sistema generoso demais e que não estimula a trabalhar.

Desde que assumiu, Cameron tem desenvolvido um duro programa de austeridade para reduzir o déficit público, com mudanças e redução dos diferentes subsídios estatais destinados aos cidadãos com escassos recursos.

O desemprego no Reino Unido é de 7,7%, atingindo 2,5 milhões de pessoas, dados que o situam entre os países da União Europeia com mais possibilidades de emprego dentro da atual crise econômica.

Fonte: Prensa Latina