Comissão mista aprova relatório da MP do Mais Médicos 

A comissão mista que analisa a Medida Provisória que cria o Programa Mais Médicos, aprovou, na manhã desta terça-feira (1º/10) o relatório geral do deputado Rogério Carvalho (PT-SE). Agora serão analisados os destaques ao texto. 

Antes da votação, o senador Humberto Costa (PT-PE), disse que os médicos estrangeiros que estão vindo trabalhar no programa não poderiam fazer o exame Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira) agora, pois assim poderiam atuar em qualquer lugar – e o governo quer que fiquem no interior do País.

Pelo parecer do relator, o Revalida, que garante para o exercício pleno na profissão no País, só será aplicado para esses médicos ao final de quatro anos.

Para a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o "ganho estruturante" da medida provisória é a criação da residência médica em atenção básica e medicina familiar.

A MP amplia o tempo de formação, com o acréscimo de mais dois anos de curso, para fortalecer a aprendizagem de procedimentos voltados para a atenção básica em saúde, mediante a integração ensino-serviço, inclusive por meio de intercâmbio internacional.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara