Abertas as inscrições para concurso da Polícia Civil

O concurso de Agente de Polícia da PCDF abriu as inscrições na última segunda-feira (30).

Além dele, também foi publicado na semana passada no Diário Oficial do DF a autorização para concurso de delegado da mesma instituição. Serão 100 vagas e formação de cadastro de reserva de 200 vagas.

Para o presidente da Rota dos Concursos, Hélio Guilherme, para estudar sozinho e dar certo, é preciso ter material de qualidade e disciplina. “A vantagem de estudar em grupo é que você se sente motivado por saber que não está só. Já sozinho, o concurseiro precisa de se orientar em sites especializados e apostilas”, disse.

Hélio explica ainda que o estudo individual é imprescindível e deve anteceder o estudo em grupo. "Primeiro o aluno revisa a matéria sozinho para começar a assimilar o conteúdo. O ideal é que tenha o auxílio de um vasto material e só depois ele deve levar o tema para discutir em grupo", orienta.

Além da dúvida de estudar sozinho ou em grupo é preciso saber como se preparar antes e depois da publicação do edital, documento oficial que regulamenta o concurso. Nele contém informações sobre vagas, provas, carreira, inscrições, critérios de avaliação e todas as instruções necessárias para o concurso. Geralmente, é publicado de 45 a 90 dias antes da data de realização das provas.

Segundo Hélio, outra maneira de estudo que está sendo bastante procurada é o online. "O método tem baixo custo, não precisa gastar com transporte e o estudante pode fazer seu próprio horário", afirma.

SAIBA MAIS

O concurso da Polícia Civil do DF oferece 300 vagas para Agente de Polícia, com remuneração de até R$ 7.514,33. Do total de oportunidades, 285 são vagas para a ampla concorrência e 15 reservadas a pessoas com deficiência. O regime de trabalho será de 40 horas semanais, com a exigência de dedicação integral e exclusiva (o servidor não poderá ter outro vínculo empregatício).

Podem concorrer a uma das vagas candidatos que possuam nível superior em qualquer área de formação e Carteira Nacional de Habilitação categoria B ou superior. O certame está sendo conduzido pelo CESPE/UnB.

As inscrições custam R$ 210,00 e serão admitidas somente por meio da página eletrônica do CESPE (www.cespe.unb.br/concursos/pc_df_13_agente) dentro do período entre 10 horas do dia 30 de setembro e 23 horas e 59 minutos do dia 14 de outubro de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, o CESPE/UnB disponibilizará computadores com acesso à internet na Central de Atendimento do CESPE/UnB – Universidade de Brasília (UnB) – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do CESPE/UnB – Asa Norte, Brasília/DF, no período de 30 de setembro a 14 de outubro de 2013 (exceto sábado, domingo e feriado), das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas (horário oficial de Brasília/DF).

O concurso será composto de prova objetiva, discursiva, capacidade física, exames biométricos/avaliação médica, avaliação psicológica, sindicância de vida pregressa/investigação social, avaliação de títulos (primeira etapa) e Curso de Formação Profissional (segunda etapa).

A prova objetiva e a prova discursiva serão aplicadas na data provável de 10 de novembro de 2013, em locais e horários que serão informados partir do dia 1º de novembro de 2013. Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados a partir das 19 horas do dia 10 de novembro de 2013. O resultado final na prova objetiva e o resultado provisório na prova discursiva serão conhecidos na data provável de 13 de dezembro de 2013.

A prova de capacidade física, de caráter unicamente eliminatório, será realizada pelo CESPE/UnB, nas datas prováveis de 1º e 2 de fevereiro de 2014. Os exames biométricos e avaliação médica serão realizados provavelmente nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2014 e a avaliação psicológica nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2014.

Os candidatos convocados para a avaliação de títulos disporão do período provável de 10 a 14 de fevereiro de 2014 para a entrega dos títulos.

Para o Curso de Formação Profissional serão convocados os candidatos aprovados e classificados na primeira etapa até a 855ª posição para a listagem geral e até a 45ª posição para os candidatos que se declararam com deficiência.