Fundação Maurício Grabois realiza hoje conferência com Losurdo

O filósofo marxista italiano Domenico Losurdo participa nesta quinta-feira (3), na Câmara Municipal de São Paulo, a partir das 19 horas, da Conferência Dimensões e Perspectivas da Luta de Classes. A atividade também marcará a posse da seção paulista da Fundação Maurício Grabois (FMG) e o lançamento do livro de Losurdo O pecado original do século 20.

Durante o encontro, o filósofo marxista desenvolve uma salutar polêmica contra as correntes políticas e filosóficas – inclusive de esquerda – que negam a luta de classes ou tem uma visão estreita em relação a ela. Baseado no seu novo e instigante trabalho publicado pela editora italiana Laterza intitulado “A luta de classes – Uma história política e filosófica”. (Foto: Domenico Losurdo no Brasil. Crédito: Clécio Almeida/PortalVermelho)

Leia também:
Domenico Losurdo: o pecado imperialista

Como ele mesmo afirma: “Para compreender a ação histórica, é necessário à luta de classes, aliás ‘lutas de classes’ que assumem formas múltiplas e variadas, entrelaçam-se umas às outras de modo peculiar e conferem uma configuração sempre diferente às diversas situações históricas”. 

Lutas de classe (no plural) que não se configuram apenas como confronto operário e patrão no âmbito do mundo fabril. Ela é mais ampla e adquire outras dimensões: nas relações entre o imperialismo e os povos subjugados, na opressão sexual da mulher e racial. Conclui: “Estamos, portanto, em presença de três grandes lutas de classes: os explorados e oprimidos são chamados a modificar radicalmente a divisão do trabalho e as relações de exploração e de opressão que subsistem em nível internacional, em um país singular e no âmbito da família”.

Fundação Maurício Grabois-SP

O professor de filosofia e pesquisador João Quartim Moraes será empossado presidente da seção Paulista da Fundação Maurício Grabois. Segundo ele, há uma lacuna na questão cultural no país e na capital paulista.

“A cultura não é somente a produção cultural. É o nosso modo de encarar a vida. Vamos reforçar em São Paulo, que é uma megalópole com grande concentração de riqueza e cultural, um esforço mais sistemático para avançarmos na luta pela cultura socialista”.

O evento é apoiado pelo Portal Vermelho, União da Juventude Socialista (UJS), Núcleo de Estudo da Mídia Independente Barão de Itararé, Instituto de Estudos Contemporâneos e Cooperação Internacional (IECint) e revista Princípios.

Mariana Viel,
com informações do Portal da Fundação Mauricio Grabois