Márcio Jerry, eleito presidente do PCdoB-MA, ampliará diálogo

O novo presidente do PCdoB no Maranhão anunciou que terá como primeira ação no comando do partido a busca pelo diálogo com todas as forças de oposição ao governo aliadas ao partido para ampliar a união em torno de um projeto político que supere os problemas do Maranhão. Eleito por unanimidade na 13ª Conferência do PCdoB, Márcio Jerry chega à presidência estadual com o desafio de coordenar o partido do pré-candidato ao governo, Flávio Dino, nas articulações com vista às eleições de 2014.

Novo Presidente do PCdoB
Ao assumir a presidência do comitê estadual do partido, Márcio Jerry avaliou o momento de protagonismo da legenda e a expectativa para a atuação em 2014. “Esse é um momento ímpar para o nosso partido, de ascensão, de acúmulo de forças. Vamos buscar um diálogo amplo e permanente com toda a sociedade e, sobretudo, outros partidos que queiram trabalhar por um Maranhão mais justo,” disse.

E continuou “estamos vivendo uma etapa muito grande da capacidade de abraçar e acolher, um momento de intensa preparação para o protagonismo da nossa legenda nas Eleições em 2014. Vou me empenhar pelo fortalecimento no nosso partido e pela vitória no pleito de eleitoral de 2014”, concluiu Márcio Jerry.

Foram definidos no último sábado (5) os novos integrantes da diretoria estadual do PCdoB-MA, durante a 13ª Conferência Estadual do PCdoB, realizada no Auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa. Os delegados e militantes presentes no evento discutiram as teses definidas pelo Comitê Central do partido, a escolha dos delegados que participarão do 13º Congresso Nacional e o contexto político-social do país e do Maranhão na última década.

PCdoB e o debate interno

O evento reuniu várias lideranças políticas dos comitês municipais de todas as cidades maranhenses que contam com a atuação do PCdoB e também representantes do comitê estadual. O ex-presidente estadual da sigla, Flávio Dino, os deputados Pereira Jr. e Raimundo Cutrim, os vereadores de São Luís Prof. Lisboa e Rose Salles marcaram presença no evento.

A apresentação das teses nacionais foi feita pelo representante do Comitê Nacional do PCdoB, Egberto Magno. A explanação feita por Egberto abriu a rodada de debates sobre a atuação do PCdoB em todo o Brasil e o apoio às mudanças estruturais feitas pelos governos de Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, que promoveram mais igualdade social para o país, dando atenção aos que mais necessitam.

O contexto estadual foi apresentado pelo presidente municipal do PCdoB São Luís, Haroldo Silva, que demonstrou que, apesar dos avanços promovidos no Brasil pelos governos Lula e Dilma, o Maranhão ainda não conseguiu superar os problemas de exclusão social e ainda aparece como um dos estados de maior desigualdade social devido ao modelo político oligárquico que ainda está instalado no Maranhão.

Representantes do PCdoB de diversas cidades também participaram do debate. Entre os assuntos de maior destaque estiveram a liderança do PCdoB nas eleições de 2014, a apresentação da primeira proposta pelo PCdoB para o início das mudanças no Maranhão (universalização do fornecimento de água), o crescimento do partido em todas as cidades e o protagonismo do PCdoB na política de alianças para por fim ao modelo político oligárquico.

Flávio Dino coordena o Partido do Maranhão

“Me despeço da presidência do PCdoB-MA, para coordenar o Partido do Maranhão – Partido da Mudança que deverá mudar os rumos do contexto político e social do nosso estado. Agradeço a todos o voto de confiança e o empenho nesta luta”, disse Flávio Dino.

Pré-candidato do PCdoB para concorrer ao governo do estado em 2014, Flávio fazia alusão ao convite feito no ato político ocorrido na última sexta (04) para unirem forças em torno do Partido do Maranhão, que significa a união dos partidos, das forças sindicais, sociais, religiosas, empresariais, estudantis, trabalhadoras e populares em torno de um projeto de governo que promova o desenvolvimento real do Maranhão.

As palavras de Flávio Dino finalizaram a 13ª Conferência Estadual do PCdoB, marcada por debates – marca da dinâmica que o PCdoB apresenta em sua tomada de decisão, em que se ouve a militância e os representantes de todo o estado.

“Esse encontro que foi muito vitorioso, tivemos uma grande movimentação partidária e esse momento tem um importante significado porque é o nosso último encontro antes das eleições de 2014”, destacou o ex-presidente do PCdoB-MA.

Os delegados presentes na conferência elegeram a nova composição do diretório e o novo comitê definiu o ex-presidente do PCdoB São Luís, Márcio Jerry, para coordenar a sigla em todo o estado. Ao se despedir do comando do partido, Flávio Dino agradeceu a todos a consolidação do seu nome para o projeto eleitoral de 2014.

Fonte: Redação Vermelho