Ato show Pró-UFRGS reúne cerca de 11 mil pessoas

O largo da Estação Férrea em Caxias do Sul, foi palco para o ato show Pró-UFRGS, que contou com o apoio da CTB, do SindiComerciários, do Sindicato dos Metalúrgicos, da Câmara Municipal dos Vereadores, através da Comissão Pró-Universidade Pública Federal, e realização da Rádio Atlântida. Na atividade cerca de 11.000 pessoas (Dados da BM) gritavam o slogam da campanha #queroaUFRGSaqui!

A abertura do evento contou com a participação do Prefeito Municipal, Alceu Barbosa Velho (PDT), do vereador presidente da Comissão Pró-Universidade Pública Federal, Rafael Bueno (PCdoB), do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos Leandro Velho, além de representantes da CTB e do SindiComerciários. Na sua fala o Prefeito Alceu, lamentou e cobrou, a falta de posição da reitoria da UFRGS, salientando que não basta só nós caxienses querermos a UFRGS, mas a própria reitoria manifestar essa vontade de estar em Caxias do Sul. “Só quero que a universidade diga o espaço que precisa. Se quer dois, cinco, 10 ou 20 hectares. O que quiser, ela vai ter. Mas não adianta nós querermos a UFRGS se a UFRGS não nos quiser”.

O presidente da Comissão Pró-Universidade Pública Federal, vereador Rafael Bueno foi categórico em sua colocação: “É uma vergonha a Serra não ter uma universidade federal. Sei das dificuldades que os trabalhadores têm para pagar o ensino público aos seus filhos, bem como sei das dificuldades dos jovens se sustentarem e arcarem com as despesas da universidade”.

O ato, que acabou por volta das 21h30, mobilizou a sociedade caxiense em torno da cobrança para que a UFRGS confirme o local da extensão. Rafael Bueno salientou que “a região de Forqueta é estratégica para essa instalação, já que facilita o acesso de toda a região.”

Fonte: Ascom