Daniel: “Vamos estimular a militância para a vida política”

Reeleito presidente do Comitê Estadual do PCdoB na Bahia para o biênio 2013-2015, o deputado federal Daniel Almeida avalia sua primeira gestão como exitosa. Nessa entrevista, Daniel fala sobre os desafios para a nova gestão, o fortalecimento do partido no Estado e defende a eleição de três deputados federais e cinco estaduais na eleição de 2014.

Portal Vermelho – Você foi reeleito presidente do PCdoB-BA. De que forma você avalia a reeleição?

Daniel Almeida – Essa reeleição significa o reconhecimento de um trabalho vitorioso nos dois anos anteriores. É a confiança do coletivo nas ações do PCdoB. Como presidente, eu representei o pensamento de todos, do conjunto do partido.

PV – Quais os desafios deste novo mandato?

DA – Manter a unidade do partido nas ações políticas e organizativas, cuidar da tática eleitoral para que tenhamos êxito na campanha eleitoral de 2014 e manter o funcionamento do partido na frente de massas, na frente institucional e na frente ideológica. Buscar o equilíbrio dessas frentes é essencial.


PV
– Qual o balanço que você faz da gestão passada?

DA – O balanço é de uma gestão exitosa. Conseguimos fazer o PCdoB avançar na base orgânica, crescemos no número de municípios com a presença do partido, avançamos muito na área sindical com a eleição de Adilson Araújo para a direção da CTB, construímos uma boa relação no projeto político do governo estadual, temos uma bancada estadual na Assembleia Legislativa forte e unida. Além de tudo isso, a direção do partido funcionou com regularidade. Tudo isso indica que a gestão foi vitoriosa.


PV
– O que pode ser feito para fortalecer ainda mais o PCdoB no Estado?

DA – A militância é fundamental na ação política do partido. Nosso desafio é estimular ainda mais a militância para a vida política na Bahia. Esse é o principal desafio, pois temos bastante unidade e definição, diretrizes e norte de projeto político. Já do ponto de vista orgânico, precisamos melhorar o acompanhamento dos dirigentes intermediários. Para isso, organizaremos núcleos regionais.

PV – Para 2014, a meta do PCdoB na Bahia é eleger três deputados federais e cinco estaduais. Como o partido vai trabalhar para que isso aconteça?

DA – O PCdoB vai manter uma boa frente política na Bahia, que garanta a vitória do nosso projeto, inclusive na eleição para o governo. Esse é um grande desafio. Nós vamos fazer uma boa distribuição das forças que o partido possui com o objetivo de eleger os três deputados federais e construir uma ampla chapa de candidatos a deputado estadual. Se nós alcançarmos esses objetivos com a militância estimulada e unida, teremos plenas condições para eleger os três federais e cinco estaduais.

PV – O PCdoB quer participar da construção da chapa majoritária do governo para 2014. Isso já está sendo discutido com outros partidos? 

DA – Estamos no início das conversas a esse respeito. Ainda não temos um calendário para essa definição e nem critérios para composição da chapa. São passos que daremos nesses próximos meses até o final do ano. Internamente, vamos discutir como isso será feito e em momento oportuno, definir quais nomes o partido poderia oferecer.

PV – Quais as principais decisões da conferência?

DA
– A nossa Conferência Estadual, que aconteceu no último final de semana (05 e 06/10), tratou do temário do 13º Congresso do PCdoB. Esse foi o principal objetivo. Neste aspecto, fizemos sugestões fundamentais do papel da frente institucional na vida política do partido. A conferência ainda elegeu os delegados para o congresso e o comitê estadual com ampla unidade. Essas foram as celebrações centrais do encontro.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro