Vacina chinesa contra encefalite é pré-qualificada pela OMS

Uma vacina chinesa contra a encefalite japonesa foi pré-qualificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), disse nesta quarta-feira (9) a Administração Geral para Supervisão de Alimentos e Medicamentos da China (CFDA, na sigla em inglês).

A OMS notificou a administração na quarta-feira que a vacina foi adicionada à sua lista de medicamentos pré-qualificados, a primeira vacina produzida na China na lista, de acordo com um comunicado da CFDA.

A ação indica que a OMS concedeu à vacina seu selo de aprovação de segurança e eficácia e as agências da ONU podem adquiri-la, disse a OMS em um release divulgado em seu site.

A vacina está no mercado chinês desde 1988 e cerca de 600 milhões de doses foram administradas, reduzindo notavelmente a ocorrência e as taxas de mortes da encefalite japonesa, segundo a CFDA.

Só é preciso tomar uma dose da vacina, ela pode ser usada em crianças e é mais acessível do que outros produtos semelhantes, disse o comunicado da OMS, acrescentando que irá "deixar a proteção de crianças nos países em desenvolvimento mais fácil".

A OMS permitiu que os produtores da vacina chineses façam a solicitação de direitos para distribuir seus produtos globalmente desde março de 2011.

Fornecer vacinas seguras e efetivas dos produtores chineses para o mundo é uma maneira de o país cumprir suas obrigações internacionais, informou o comunicado da CFDA.

A CFDA vai incentivar, apoiar e supervisionar os produtores nacionais a melhorar suas práticas e atender aos padrões internacionais.

"Há um grande potencial para a manufatura de vacina na China e esperamos ver cada vez mais vacinas chinesas tornarem-se pré-qualificadas pela OMS. Todos serão beneficiados", disse a diretora-geral da OMS Margaret Chan, no release.

Fonte: Rádio Internacional da China