China se esforça para implementar convenção anticorrupção da ONU

O governo chinês fez esforços para implementar a Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) contra a Corrupção desde que entrou em vigor em 12 de fevereiro de 2006 na China.

A China cumpriu suas obrigações em promover e implementar a convenção, segundo um comunicado divulgado nesta terça-feira pela Comissão Central de Inspeção Disciplinar do Partido Comunista da China e o Ministério da Supervisão em seu site oficial.

A convenção, adotada pela Assembleia Geral da ONU em 2003, é o primeiro instrumento legal no âmbito global contra a corrupção internacional.

O documento faz estipulações na prevenção e criminalização de corrupção transnacional, bem como a cooperação internacional, devolução de ativos e mecanismos de implementação utilizados para combater o crime.

De acordo com a convenção, a China estabeleceu os órgãos anticorrupção, incluindo o Departamento Nacional de Prevenção da Corrupção da China, promulgou leis contra a lavagem de dinheiro e criou um mecanismo de coordenação de trabalho para evitar suspeitos de fugirem do país.

Fonte: Rádio Internacional da China