Campos e Marina: Vamos tomar uma decisão sobre a chapa em 2014

Nesta quinta-feira (10), o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a ex-senadora Marina Silva concederam uma entrevista coletiva em um hotel na capital paulista, para dizer que a candidatura da coalizão só será definida em 2014.

 "A decisão que nós temos é que nós estamos fazendo uma aliança que busca a identidade que o PSB e a Rede têm. É preciso começar essa aliança não pelos nomes, mas pelo conteúdo que deve presidir esse nosso encontro. Em 2014 vamos tomar uma decisão sobre a chapa", afirmou Eduardo.

“Eu faço minhas as palavras do governador. Estamos invertendo um processo na política brasileira. O que acontece tradicionalmente: faz-se uma aliança eleitoral, se ganha os governos e depois se inventa um programa. Nós estamos fazendo uma aliança programática", completou Marina.
Nos últimos dias, lideranças do PSB afirmaram que a única possibilidade em 2014 é ter Eduardo Campos encabeçando a chapa. Já a militância da Rede quer Marina como candidata à Presidência em função do desempenho da ex-senadora nas pesquisas.

A decisão de realizar uma entrevista coletiva visou acalmar os ânimos dos filiados do PSB e dos militantes da Rede que, após o anúncio de integração de Marina Silva ao PSB, iniciaram uma luta pública para encabeçar a chapa que disputará à Presidência da República.

Na terça-feira (8), três dias após anunciar a sua adesão ao projeto eleitoral de Eduardo Campos no PSB, Marina Silva reafirmou à imprensa que a candidatura "posta" ao Palácio do Planalto é a do governador de Pernambuco, entretanto, na quarta-feira (9) deu declarações à imprensa de que ambos são "possibilidades" de candidatura. Marina pronunciou ainda que “a Rede não está se fundindo com o PSB”. “Não sou uma militante do PSB”, afirmou.

Encontro com Alckmin

Antes da coletiva, os recém-aliados Eduardo Campos e Marina Silva se reuniram com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). O presidente do PSB no Estado, deputado Márcio França, que até o meio do ano era secretário de Turismo da gestão de Alckmin, foi quem viabilizou o encontro.

Duras críticas do PT

Um dos fundadores do PT, atual coordenador nacional da Comissão de Ética do partido e ainda integrante do núcleo político ligado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Francisco Rocha, foi duro na crítica ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Em entrevista ao jornal Folha de Pernambuco, publicada nesta quinta-feira (10), Rocha afirmou que o provável candidato do PSB à presidência "não tem limites" e que trata com "desonestidade" seus antigos aliados.

O PSB apresenta nesta quinta-feira (10) o seu programa partidário em rede nacional de rádio e televisão em que as duas figuras principais apresentadas serão o governador de Pernambuco e a ex-senadora acriana.

Com agências