Preço de barril de petróleo já chega a US$ 110

O petróleo de referência européia, cru Brent do mar do Norte, aumentou em preço até os US$ 110 por barril em uma oscilação de cotações que aponta a novas mudanças para o fechamento semanal.

Os futuros do cru Brent aumentaram 0,85 por cento, a 109,91 dólares por barril, depois de chegar aos 110,14 dólares por barril. Os futuros do petróleo nos Estados Unidos, por sua vez, subiram 0,47 dólares, a 102,08 dólares por barril.

A produção de combustível da Líbia aumentou a 700 mil barris por dia, depois de cair a metade ao ano a seu menor nível desde a guerra em 2011.

A Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) manteve nesta quinta-feira seu prognóstico de demanda petroleira para este ano e o seguinte, ao mesmo tempo em que advertiu do crescente perigo que constitui para a economia mundial o conflito orçamentário nos Estados Unidos.

Em seu relatório mensal, a OPEP estima que a demanda global do combustível se mantém sem mudança em frente a setembro, em 89,7 milhões de barris diários (mbd), 0,9 por cento mais que no ano passado.

Para 2014, os experientes desse grupo petroleiro, ao que pertencem 12 países, prevêem uma subida da demanda de um milhão de barris diários (1,16 por cento), até 90,8 milhões de barris de cru por dia.

Fonte: Prensa Latina