Governo brasileiro quer ouvir espião estadunidense

O Diretor de Inteligência da Polícia Federal, José Alberto Iegas, admitiu nesta terça-feira (15), na CPI da Espionagem do Senado, que o governo brasileiro considera fundamental interrogar o ex-técnico da CIA Edward Snowden. Snowden, que atualmente está exilado na Rússia, foi quem denunciou a prática de espionagem pelos Estados Unidos.

Governo brasileiro quer ouvir espião estadunidense - Agência Senado

"O Brasil não tem adido na embaixada da Rússia e isso está impedindo a oitiva do Snowden. Estamos tentando através de tratados diplomáticos entre os países", disse Iegas em resposta ao senador Ricardo Ferraço (PMDB), relator da CPI.

Leia também:
Agência dos EUA coleta milhões de mensagens pessoais globalmente
Greenwald: Governos dos EUA, Inglaterra e Canadá mentem e ameaçam

Na semana passada, a Comissão ouviu mais uma vez o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que disse que a maior motivação da espionagem é a de garantir vantagens estratégicas para empresas dos Estados Unidos. 

A CPI da Espionagem foi criada, no dia 9 de setembro, para investigar as denúncias de que o governo dos Estados Unidos monitorou milhões de e-mails e telefonemas no Brasil, inclusive de autoridades e empresas públicas.

Segundo denúncias que vieram a público no início de julho, agentes da Agência de Segurança Nacional (NSA, sigla em inglês) juntamente com a Agência de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos mantiveram, pelo menos até 2002, 16 bases de espionagem por várias capitais, inclusive Brasília.

Da Redação em Brasília
Com Agência Congresso