China apoia desenvolvimento de organizações sociais

A China continuará apoiando o desenvolvimento de organizações não governamentais (ONGs), grupos sociais e diversas fundações através da simplificação dos processos administrativos e melhoria da supervisão.

Um funcionário da divisão de organização social do Ministério dos Assuntos Civis disse na quarta-feira (23) que o plano anunciado em março para transformar as funções governamentais precisa de reforma no sistema administrativo de organizações sociais.

A força das organizações sociais vem sendo constantemente aumentada para complementar os papeis do governo, executar políticas sociais e fornecer vários serviços sociais, disse um funcionário anônimo citado por um comunicado.

As organizações sociais na China obtiveram progresso óbvio nas últimas duas décadas, com seu número atingindo cerca de 506.700 até junho de 2013. O número incluiu 273.000 grupos sociais, 230.000 ONGs e instituições públicas, e 3.713 fundações, segundo estatísticas do ministério.

Mais de 12 milhões de pessoas trabalham para organizações sociais da China, de acordo com o ministério.

A simplificação dos processos de inscrição baixou o limite para estabelecer tais grupos, e a racionalização da administração ofereceu amplo espaço para seu desenvolvimento, segundo o funcionário.

A supervisão das organizações sociais foi reforçada. Aproximadamente 1.300 casos de transgressão da lei e regulamentos foram tratados em 2012, de acordo com o comunicado.

Mais políticas tributárias preferenciais serão elaboradas para organizações sociais em prol de estimular o desenvolvimento, prometeu ele.

Fonte: Rádio Internacional da China