China registra queda em emissão de principais poluentes

As emissões dos quatro principais poluentes na China registraram uma queda anual de 2 a 3% na primeira metade de 2013, segundo o Ministério de Proteção Ambiental.

Os números contidos em um relatório do ministério, divulgado nesta sexta-feira, mostram que a Demanda do Oxigênio Químico, uma medida de poluentes orgânicos em água, ficou em 11,993 milhões de toneladas nos primeiros seis meses, representando uma queda anual de 2,37%.

As emissões de dióxido de enxofre, outro importante poluente, caíram 2,48% nesse período em relação a um ano atrás, chegando a 10,569 milhões de toneladas.

Enquanto isso, o ministério disse que o volume total das emissões de nitrogênio de amônia foi de 1,259 milhão de toneladas, e as emissões de óxido de nitrogênio somaram 11,675 milhões de toneladas, diminuição anual de 2,15% e 3,02%, respectivamente.

O relatório cita a intensificação de projetos e políticas de redução de emissões para incentivar operações de retirada de nitratos, revelando que as instalações para a retirada com capacidade total de 150 milhões de quilowatts-horas serão acrescentadas até o fim do ano.

Segundo o relatório, o ministério divulgará em breve mais medidas, como a avaliação do preço da eletricidade dos geradores a carvão, e tetos de emissões de lixo para projetos de construção.

Além disso, o ministério prometeu exigir às empresas que solucionem os problemas ambientais e promovam tecnologias avançadas de redução de emissões e métodos avançados de administração.

Fonte: Rádio Internacional da China