Produção agrícola brasileira tem alta de 4,3%, indica pesquisa

Estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado nesta sexta-feira (25), aponta que O valor da produção agrícola brasileira cresceu 4,3 % em 2012 e chegou a R$ 204 bilhões. Segundo a pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM) o resultado maior deveu-se ao aumento das áreas cultivadas com soja e milho.

O estudo também apontou que milho, feijão e algodão deram as maiores contribuições para o aumento do valor da produção, com altas de 20,7%, 20,7% e 11,8%, respectivamente. Mas a soja continua com a maior participação no valor da produção agrícola do país (24,7%), seguida da cana-de-açúcar (19,8%) e do milho (13,2%).

De acordo com o IBGE há uma concentração de produtos e regiões na produção agrícola brasileira. A soja é o principal produto em nove estados e a cana-de-açúcar em seis. Além disso, mais da metade do valor da produção agrícola brasileira (55,4%) vêm de apenas quatro estados: São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná.


Leia também

Produtores rurais contrataram R$ 38,6 bilhões da safra 2013/2014

A pesquisa também demonstrou preocupação com o fato de que a agricultura está concentrada em poucos produtos em alguns estados, o que pode trazer “sérios prejuízos em caso de intempéries ou queda nos preços”. Os exemplos que a pesquisa destacou foram Alagoas, onde a cana-de-açúcar responde por 86% do valor de produção, e o Espírito Santo, que tem mais de dois terços (70,4%) do valor da produção agrícola provenientes do café.

Da Redação em São Paulo
Com informações da EBC e IBGE