Museu da Língua Portuguesa realiza exposição sobre Cazuza 

O Museu da Língua Portuguesa abriu, no último dia 22 de outubro, primeira exposição dedicada a Cazuza. A exposição “Cazuza mostra sua cara” tem curadoria de Gringo Cardia e, segundo ele, o foco da mostra é “muito mais sobre o pensamento e a poesia de Cazuza do que uma biografia”, disse. 

Estruturada no primeiro andar do Museu até o dia 23 de fevereiro de 2014, a mostra conta com objetos pessoais do músico, cedidos por sua mãe, Lucinha Araújo, que também dá seu depoimento a respeito do filho, em vídeo, na sala “Cazuza, Juventude e Rock’n roll”.

Outras personalidades e amigos marcam presença ali, como Ney Matogrosso, Bebel Gilberto, além de especialistas como a psicanalista Viviane Mosé e o antropólogo Luiz Eduardo Soares, que falam sobre questões relacionadas à juventude. Para ilustrar a relação entre a obra do músico e os ideais dos jovens, há um corredor com cartazes similares aos usados nas recentes manifestações, com palavras-chaves do vocabulário de Cazuza, mostrando sua atualidade.

“As pessoas se aproximam mais das palavras por meio da música em um país como o nosso, com uma tradição oral muito significativa. E a tradição escrita vai além dos grandes nomes da literatura: também é popular, está no sangue do brasileiro. Cazuza, afinal, era um poeta”, explica Cardia, que contou com a consultoria da historiadora Heloisa Starling e do jornalista e crítico musical Silvio Essinger para elaborar a narrativa da exposição.

Não faltam também espaços que remetem a músicas famosas do cantor, como “Eu ando tão down”, na qual se diz que o “banheiro é a igreja de todos os bêbados”. O espaço X, denominado “Altar”, faz essa referência ao mostrar banheiros feminino e masculino com luzes coloridas e projeções dos grandes momentos da sua trajetória, destacando sua irreverência nos palcos. Ao invés de portas normais, o visitante se depara as dos estúdios de gravação, com tratamento acústico.

Serviço
Cazuza mostra sua cara
Período: de 22/10/2013 a 23/02/2014
Local: Museu da Língua Portuguesa
Estação da Luz

Fonte: SpressoSP