Zé Dirceu: PSB de Campos e Marina exalta Alckmin em SP

A propaganda pró-governador Geraldo Alckmin e pró-PSDB que o PSB da dupla parceira Eduardo Campos/Marina Silva faz neste momento em São Paulo – as inserções no rádio e TV começaram ontem e vão até quarta-feira da semana que vem, em dias alternados – é algo inédito na política brasileira.

Nunca um partido abriu mão de sua identidade e suas propostas para apoiar de forma tão desbragada um governador de outra legenda partidária. Ela surpreende a mídia e os menos avisados por este ineditismo, mas nem deveria surpreender.


O fato é que o PSB é um aliado dos tucanos em São Paulo desde a 1ª eleição do governador Mário Covas em 1994. Atravessando como aliado o segundo governo Covas, os dois seguintes de Geraldo Alckmin – e este terceiro período Alckmin, agora – e o governo incompleto de José Serra.

Um aliado que sempre contribuiu substancialmente para a ampla maioria que os governos tucanos formaram na Assembleia Legislativa nestes 20 anos em que governam São Paulo, ocupando cargos, secretarias de estado. Como de resto é o comportamento do PSB, desde que ressurgiu, aliando-se a todos os governos na maioria dos estados.

Exaltação a Alckmin

Desde a quarta-feira (23), o PSB paulista usa sua propaganda partidária de rádio e TV para exaltar o governo tucano de Alckmin. Nas peças publicitárias veiculadas no rádio e TV, o partido declara seu apoio à gestão do PSDB paulista e exibe depoimentos de eleitores que declaram que o governador é “sério”.

Os elogios são levados ao ar no momento em que dirigentes do PSB paulista costuram a continuidade da aliança que mantêm com Alckmin para a eleição de 2014. O partido de Marina Silva/Eduardo Campos integra o governo do PSDB paulista, ocupando a Secretaria de Turismo. Agora pretende apoiar a reeleição do tucano, indicando o candidato a vice-governador da chapa da reeleição de Alckmin.

O acordo só não foi fechado ainda porque a aliança do PSB com Alckmin e seu PSDB encontra resistência de uma parte dos integrantes da Rede, da ex-senadora Marina Silva. Esta parte do partido em formação de Marina rejeita a aliança PSB/Rede e o PSDB em São Paulo e defende o lançamento da candidatura do deputado Walter Feldman (PSB-SP) a governador.

Fonte: Blog do Zé Dirceu