Cientistas provam que vida pode ter vindo do Espaço

Cientistas russos provaram, através duma experiência levada a cabo a bordo da sonda espacial Bion-M, a hipótese da panspermia, segundo qual a vida podia ter chegado à Terra vinda do Espaço.

“Os meteoritos podiam ter trazido do Espaço germes de microrganismos, capazes de sobreviver à entrada do corpo celeste nas camadas densas da atmosfera”, disse Vladimir Sychev, diretor científico da experiência Bion-M e vice-diretor interino do Instituto de Problemas Médico-Biológicos, discursando na Academia de Ciências da Rússia, numa conferência científica internacional por ocasião do 50º aniversário da fundação desse instituto.

Sytchev lembrou que a sonda espacial Bion-M foi lançada na primavera de 2013, tendo orbitado 30 dias. Em cápsulas instaladas na superfície externa da sonda encontravam-se diversos microrganismos.

Quando a sonda reentrou na atmosfera, sua superfície aqueceu, atingindo vários milhares de graus. Entre todos os microrganismos expostos, só as bactérias geradoras de esporos sobreviveram, disse o cientista.

“Uma colônia termófila sobreviveu, disse. – Desta forma, foi provada a hipótese da panspermia”.

Fonte: Voz da Rússia