Publicado 31/10/2013 16:31 | Editado 04/03/2020 16:46

“Mais uma vez, temos a constatação de que falta compromisso do governo do Estado com a Educação pública de qualidade no Maranhão. A informação que nós temos é que o governo do Estado está simplesmente empurrando com a barriga o cumprimento do que já foi acordado”, disse Othelino.
O deputado lembrou que o Sindicato dos Professores da Educação do Maranhão (Sinproesemma), representado pelo presidente Júlio Pinheiro, esteve conversando com o secretário de Educação, Pedro Fernandes, que recebeu a categoria, mas disse que não tem o poder de resolver as principais questões, entre elas a que diz respeito à melhoria dos vencimentos dos profissionais da Educação.
Acordo – Segundo Othelino, o cumprimento estaria dependendo das secretarias de Gestão, de Planejamento e finalmente da governadora Roseana Sarney que tem se mostrado muito pouco disposta a tomar as decisões necessárias. “A governadora foi quem deu a palavra final no acordo e é ela que tem que exigir da sua equipe que cumpra aquilo que foi acordado”, frisou.
O deputado do PCdoB chamou a atenção para o fato de a governadora ter reduzido logo o orçamento para a Educação no ano que vem. Para Othelino, os sinais que o governo está dando só confirmam que não existe, de fato, o compromisso com o ensino de qualidade no Maranhão.
Othelino disse que, enquanto cortou os investimentos em Educação, a governadora aumentou o orçamento da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra) que tem como titular Luís Fernando Silva, pré-candidato a governador pelo grupo Sarney. “Reduziu o orçamento da Educação, assim como diminuiu o da Segurança. E nós vamos continuar batendo nessa tecla aqui para mostrar que o único compromisso que o governo do Estado tem é com o projeto eleitoral para tentar se perpetuar no poder”, finalizou.
Fonte: Assessoria do deputado Othelino Neto.