PIB do Tibete cresce 12% de janeiro a setembro

A economia da Região Autônoma do Tibete, no sudoeste da China, cresceu 12% nos primeiros nove meses deste ano, anunciou na segunda-feira o Departamento Regional de Estatísticas.

A taxa de crescimento foi 0,6 ponto percentual mais alta do que o mesmo período no ano passado e 4,3 pontos percentuais mais alta do que a média do país, informou o departamento.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Tibete chegou a 57,57 bilhões de iuanes (cerca de US$ 9,36 bilhões) nos primeiros três trimestres, acrescentou.

A renda per capita dos agricultores e pastores na região atingiu 4.244 iuanes no mesmo período, aumento anual de 14,8%. A renda disponível per capita dos residentes urbanos aumentou 12,6% ano a ano para chegar a 14.525 iuanes.

Aproximadamente 10,85 milhões de turistas visitaram a região de planalto de janeiro a setembro, um aumento de 20,3% em comparação com o mesmo período no ano passado, informou a mesma fonte.

Ao mesmo tempo, a receita proveniente do turismo no Tibete cresceu 28,5% anualmente, registrando 13,25 bilhões de iuanes no período de nove meses.

O crescimento do PIB da China registrou 7,7% nos primeiros três trimestres, correspondendo às expectativas do mercado e ultrapassando a meta anual de 7,5% do governo.

O PIB do Tibete tem mantido um crescimento anual de dois dígitos nos últimos 20 anos.

Fonte: Rádio Internacional da China