Renato: “O Vermelho é o veículo que informa e orienta o Partido"

O secretário nacional de Comunicação do PCdoB, José Reinaldo Carvalho, apresentou na última sexta-feira (1º/11), à Comissão Política Nacional do Partido, um balanço das atividades da Secretaria na gestão 2010/2013 – que se encerra com a instalação do 13º Congresso, a se realizar em São Paulo nos próximos dias 14 e 16.

Por Mariana Viel, da Redação

O documento, assim como os balanços das demais secretarias da direção nacional, será entregue a todos os delegados participantes do Congresso. Na ocasião, José Reinaldo – que também é editor do Portal Vermelho – assinalou que os acessos de leitores ao Portal mais do que duplicaram em relação ao ano de 2009 e que o noticiário diversificou-se, abrangendo as áreas de conjuntura nacional, estados, vida do Partido (Portal do PCdoB), mídia, cultura, movimentos sociais, economia, educação, saúde, esporte, políticas públicas, ciência e tecnologia, meio ambiente, América Latina e mundo. 

Reafirmando o caráter internacionalista do Partido que se reflete na linha editorial do Portal, ele destacou que 75% das matérias publicadas correspondem a temas nacionais. Mantendo a amplitude e a disponibilidade para receber a contribuição de forças aliadas e intelectuais independentes, o Portal Vermelho consolidou-se como um veículo de comunicação comunista, dedicado à informação, à analise dos fatos e à opinião, no quadro de uma intensa luta de ideias contra as forças neoliberais, conservadoras e obscurantistas.

“O Portal Vermelho tornou-se assim uma trincheira da luta pela democracia, pelas reformas estruturais democráticas, em defesa da soberania nacional, do desenvolvimento do país, da integração latino-americana, do progresso social e do socialismo. Tem sido uma trincheira em defesa dos direitos do povo e dos trabalhadores”, declarou o secretário de Comunicação.

Em entrevistas exclusivas ao Vermelho, dirigentes nacionais do Partido de diversas regiões do país falaram da importância do Portal no cenário político.

Instrumento que informa e orienta

Segundo o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, o Vermelho é o instrumento moderno do Partido. “Antes quem ocupava esse papel era o jornal A Classe Operária, que continua sendo o órgão oficial do Partido. Mas é o Vermelho que hoje, na prática, ocupa o papel de ser o instrumento que informa e orienta o Partido. Nunca tivemos um instrumento como esse, moderno e online.”

Renato afirmou que a informação e a luta de ideias são frentes que ocupam um espaço destacado “porque a grande mídia de nosso país é monopolista e tem um papel concentrador da informação e da divulgação de suas ideias”. Para ele, o Vermelho é “o instrumento que temos para rivalizar com eles”.

“O Vermelho tem procurado informar e entrar no terreno da luta de ideias, no âmbito nacional e internacional, procurando exatamente orientar o Partido porque o Brasil não é uma ilha e não estamos aqui vendo apenas a nossa realidade. Para compreender hoje a realidade do país é preciso compreender a realidade do mundo. Essa é uma questão que o Vermelho também tem procurado ajudar, situar e diversificar em vários planos da atividade política, cultural e econômica. Essa versatilidade é importante para que a informação aborde aquilo que é um espectro maior, que o militante, os amigos e os aliados também possam ter.”

Papel preponderante

A vice-presidenta nacional do PCdoB, a deputada federal Luciana Santos, ressaltou que o Vermelho entrou desde muito cedo nessa forma de comunicação rápida e atualizada que é a internet. “Ele foi a grande novidade da nossa comunicação. Despertou a curiosidade sobre o pensamento do Partido de maneira muito veloz. Fico muito feliz e acho que cada vez mais será necessário a gente dar atenção ao Portal pela dimensão, a qualidade e o grau de influência que ele tem hoje na formação e informação dos militantes, das forças políticas, nos movimentos sociais e nos curiosos que querem conhecer melhor o pensamento do nosso Partido. Sem dúvidas, o Vermelho sempre terá um papel preponderante para expressar o pensamento do nosso Partido.”

Opinião forte através dos editoriais

Para o senador Inácio Arruda, o Portal é uma grande conquista, que consegue levar as opiniões do Partido e nacionalizá-las. “Ele transmite e informa sobre as condições da luta política no Brasil e na América do Sul e, sobretudo, o que acontece no mundo. Muitos militantes de outros partidos quando precisam informar-se sobre alguma opinião política, que tenha um rumo mais ajustado com a luta avançada e progressista do povo brasileiro, buscam o Vermelho. Devemos avançar ainda mais, com correspondentes mais prontos em todos os estados.”

Inácio exaltou os temas e opiniões abordados pelos editoriais do Portal. “Ele tem um conteúdo muito forte. A opinião através dos editoriais é muito importante para nós, assim como a fala da direção partidária através das seguidas entrevistas com o presidente do Partido”. Ele citou ainda a cobertura em momentos importantes da história recente como as manifestações de junho e as batalhas políticas em nosso entorno como na Venezuela, na Bolívia, no Equador, na Argentina, etc. “Há sempre uma opinião muito importante do Vermelho que é acessado pelos partidos do campo da esquerda, mas também pelos conservadores que examinam todos os dias as nossas opiniões pelo Vermelho”.

Referência política

De acordo com o dirigente sindical Wagner Gomes, o Vermelho joga um papel de difundir as ideias do Partido. “Mais do que isso, ele é hoje uma referência de outras forças políticas. É normal a leitura do Vermelho pelo movimento sindical. Quando tem uma notícia que não sai na grande imprensa eles pedem para a gente colocar no Portal. O Vermelho extrapolou o Partido e divulga a opinião para muita gente do alto escalão político do Brasil. É um grande trabalho do Partido que só tende a ser cada vez mais importante no cenário nacional.”

Instrumento da luta de ideias

A secretária nacional da Questão da Mulher do PCdoB, Liège Rocha, disse que o Portal Vermelho é um instrumento destacado na luta de ideias. “Tenho observado que o Vermelho vem num crescente dando destaque para o protagonismo, a luta e o debate sobre o significado da emancipação das mulheres. Como também do ponto de vista das políticas públicas para as mulheres e da construção de um mundo com mais igualdade. O Vermelho é um instrumento importante que temos que explorar cada vez mais e só tenho a agradecer o espaço que as mulheres vêm conquistando no Portal”.

Inciativa da esquerda brasileira

O dirigente nacional, Haroldo Lima, afirmou que o Vermelho extrapola as forças do Partido Comunista do Brasil. “É uma iniciativa da esquerda brasileira e, de certa maneira, da esquerda latino-americana. Através do Portal Vermelho, a esquerda latino-americana consegue expor suas opiniões com um alcance intercontinental. Nunca tivemos isso na história do Brasil. Por isso o Vermelho é um dos campeões, se não o campeão, de acessos por parte do setor mais avançado da população brasileira.”

Orgulho dos comunistas

A senadora Vanessa Grazziotin exaltou o Vermelho como um dos instrumentos de grande orgulho dos comunistas brasileiros. “Não apenas pelo protagonismo e pelo ineditismo, já que fomos uns dos primeiros portais e por isso mesmo somos até hoje referência na área da esquerda. Fico feliz ao ver pessoas que têm outras opiniões citarem o Portal Vermelho. Os próprios meios de comunicação, do maior ao menor, acessam o Vermelho para poder entender o que está acontecendo e quais são as nossas opiniões em relação aos fatos importantes. Devemos isso à dedicação do coletivo e de alguns de nossos camaradas que apostaram, desde o começo, que este seria um dos grandes mecanismos de comunicação. Quero dar um abraço àqueles que se dedicam para fazer do Vermelho, não apenas um dos portais mais acessados, mas mais respeitados do país.”

Veículo dos movimentos sociais

Para João Batista Lemos, presidente estadual do PCdoB no Rio de Janeiro, o Vermelho é um instrumento “importantíssimo do ponto de vista da informação política da luta de classe em nível mundial e dessa situação conturbada que vivemos no mundo com a crise sistêmica do capitalismo e com a ofensiva do imperialismo”.

Segundo o dirigente sindical, o Portal é fundamental, tanto do ponto de vista de ajudar a interpretar a atual situação de transição do mundo, “como na questão nacional de promoção e divulgação dos acontecimentos políticos através do acompanhamento da atuação de nossas lideranças políticas no Congresso, o governo Dilma e a luta dos movimentos sociais”.

“O Vermelho é muito importante para nós no Rio de Janeiro, que é palco de grandes mobilizações. É um instrumento para compartilharmos as lutas sociais e políticas e municiar a militância com as informações da luta de classes no mundo e no Brasil.”

Instrumento do debate político

O ex-ministro do Esporte, vereador paulistano e presidente do PCdoB no estado de São Paulo, Orlando Silva, reforçou que o Portal é um instrumento fundamental no debate político do Brasil. “Desde a sua origem, ele marcou por suas características, leveza e a diversidade de assuntos que trata a luta política da esquerda em nosso país e é uma referência não só partidária, mas para intelectuais e movimentos sociais. Acredito que essa perspectiva de ser um espaço contemporâneo de debate político deve continuar.”

Espaço fundamental

O presidente estadual do PCdoB na Bahia, o deputado federal Daniel Almeida, abordou a consolidação do Vermelho como um espaço de comunicação das fileiras do Partido, “entre os amigos do PCdoB e as pessoas que acompanham os debates e as ideias da esquerda e a defesa do socialismo. O Vermelho conquistou credibilidade e confiança pela diversidade de temas que tem buscado tratar. Em um mundo que tem valorizado tanto a comunicação, e uma comunicação que se apresenta de forma parcial e tendenciosa na maioria das vezes, o Portal ocupa um espaço fundamental, não apenas reforçando esse debate com um pensamento mais à esquerda, mas levando uma informação de fatos e da boa prática da comunicação e da imprensa”.