Vereador Comassetto propõe exames de vista em escolas

Proposta de lei instrumentaliza escolas para detectar deficiência visual em crianças antes que tenham maiores dificuldades no processo de aprendizagem.

“A própria escola pode realizar este exame simples de avaliação visual capaz de prevenir problemas de visão nas crianças escolares na faixa etária de até cinco anos”. A declaração foi feita pelo vereador Vilmar Comassetto (PCdoB) durante a sessão da Câmara de Vereadores, nesta segunda, 04. Ele apresentou projeto de Lei que torna obrigatório o exame de acuidade visual nas escolas da rede municipal de ensino feito através do método que utiliza a Tabela de Snellen. “A tabela tem letras e números em tamanhos variados. Em minutos é possível constatar se a criança apresenta ou não deficiência visual”, explicou o vereador.

Não raro, crianças apresentam dificuldades visuais na escola. Problema que nem sempre é percebido pelos pais ou pelos profissionais de educação. “Muitas vezes, a criança apresenta problemas de aprendizagem que podem estar relacionadas à deficiência visual que possui”, analisou Comassetto. Segundo ele, a aplicação do teste no início da vida escolar da criança pode evitar isto. De acordo com o projeto, o exame deve ser aplicado às crianças que frequentam o último ano do Núcleo de Educação Infantil (NEI), ou seja, que estiverem com a idade de cinco anos.

A realização do teste nas escolas deve ser promovida em parceria pela Secretaria de Educação e a de Saúde. Antes, é preciso efetuar um treinamento do corpo docente das escolas municipais para a aplicação do exame. “Quando for detectado o problema, o município deve encaminhar as crianças reprovadas no exame para um atendimento médico especializado”, orientou o vereador. A lei agora vai tramitar nas comissões, passar pela avaliação dos vereadores e, só depois, será implementada pelo município.

*Assessoria do Mandato