Porta-voz egípcio desmente que Rússia solicitou fixar bases

O porta-voz oficial da chancelaria egípcia desmentiu nesta segunda-feira (11) versões segundo as quais a Rússia teria solicitado estabelecer bases militares neste país do norte da África.

As planejadas visitas dos ministros de Defesa e de Relações Exteriores russos não têm como propósito substituir uma parte por outra, afirmou o embaixador Badr Abdel Atey.

É conhecida a política egípcia de não permitir o estabelecimento de bases militares estrangeiras em seu solo, acrescentou.

O Egito está aberto a todos os países do mundo sem exceção, disse o informante, que confirmou que na próxima quinta-feira os titulares de Relações Exteriores egípcio, Nabil Fahmy, e russo, Serguei Lavrov, tem programado se reunir nesta capital.

Na semana passada o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, realizou uma visita relâmpago ao Cairo para estender os laços entre seu país e o Egito, tensos desde a suspensão por Washington de uma parte substantiva da ajuda anual de US$ 1,3 bilhão em armas e suprimentos militares.

Fonte: Prensa Latina