Luciana: Opinião do PCdoB reverbera através de quadros nacionais

Mais de 130 parlamentares, prefeitos e quadros do PCdoB que ocupam tarefas institucionais em todo o país reuniram-se na manhã desta quinta-feira (14), em São Paulo, para discutir a atuação dos comunistas em funções de gestão executiva e de representação no Estado brasileiro. Os debates do Encontro Institucional antecederam a abertura oficial do 13º Congresso do Partido que acontece, no Anhembi, até o próximo sábado (16).

Por Mariana Viel,
da Redação do Vermelho no 13º Congresso do PCdoB

A principal mesa de debates foi composta pela vice-presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, pelo secretário executivo do Ministério dos Esportes, Luis Fernandes, e pelo vice-presidente do PCdoB na Bahia e presidente da Bahiagas, Davidson Magalhães.

Segundo Luciana Santos, o encontro tem um significado importante no estágio da luta de classes que o Brasil vive atualmente e que “a opinião do PCdoB reverbera através desses quadros nacionais”. Ela ressaltou a necessidade de entrelaçar a frente partidária com os movimentos sociais e com a luta de ideias.

“As ações de políticas públicas, que são o objetivo imediato da ação da gestão pública, só terão poder de transformação se tiverem o peso e a força da pressão das massas e do povo organizado. É por isso que o PCdoB faz diferença quando está na instituição. Procuramos exatamente aliar a nossa atuação cotidiana com o nosso objetivo estratégico que é construir o socialismo no Brasil.”

O encontro propiciou ainda um espaço para o compartilhamento e a troca de experiências exitosas na elaboração e implementação de políticas públicas, conduzidas pelos comunistas em administrações públicas e parlamentos. Luis Fernandes fez uma reflexão da teoria marxista através da visão estratégica sobre a participação e atuação dos comunistas em funções no Estado brasileiro.

O vice-presidente do PCdoB na Bahia ressaltou que os debates são também decisivos para “transformar a nossa atuação em um acúmulo de forças para o PCdoB e para o avanço e para a construção do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento”.

Para a deputada estadual Angela Albino (PCdoB-SC), é preciso aliar a “nossa política às nossas ações institucionais”. De acordo com ela, não há contradição entre as frentes de massa e a institucional. A parlamentar falou ainda da necessidade de os mandatos comunistas contribuírem “para dar visibilidade às ideias do PCdoB”.