Nigéria é 1o país africano classificado para Copa no Brasil
A Nigéria é o primeiro país africano a se classificar para a Copa de 2014, que será disputada no Brasil. O time venceu a Etiópia por 2 a 0 neste sábado (16) e vai disputar o Mundial pela quinta vez na sua história. No total, já são 22 seleções com vagas garantidas no torneio do ano que vem.
Publicado 16/11/2013 15:36
Nigéria e Etiópia se enfrentaram pelo jogo de volta da repescagem das Eliminatórias Africanas no estádio Calabar, em território nigeriano. Na primeira partida entre as seleções, os nigerianos tinham levado a melhor e vencido 2 a 1.
Com a vantagem, a Nigéria precisava somente de um empate. Com dois gols marcados na partida, a equipe carimbou o passaporte para o Brasil e é o primeiro país africano a se classificar para a Copa.
Outros jogos que também completam a fase decisiva na África são: Camarões e Tunísia, que empataram em 0 a 0 no jogo de ida; Egito e Gana, com vantagem para os ganeses, que golearam os egípcios por 6 a 1; e Argélia e Burkina Faso, que fechou o placar em 3 a 2 contra a seleção argelina na primeira partida.
A disputa pelas vagas para a Copa do Mundo vai até novembro de 2013. Na América do Sul já estão garantidos no campeonato mundial o Brasil, que sedia os jogos e não precisa disputar as elimnatórias; Argentina, Colômbia, Chile e Equador; o Uruguai depende da repescagem.
Da Europa, que tem direito a 13 vagas, as nove primeiras já estão preenchidas pela Bélgica, Itália, Alemanha, Holanda, Suiça, Rússia, Bósnia-Herzegóvina, Inglaterra e Espanha. As quatro últimas vagas da Europa saem de confrontos diretos de ida e volta definidos por sorteio entre os oito melhores segundos colocados dos grupos. São eles Portugal X Suécia, Ucrânia X França, Croácia X Islândia e Grécia X Romênia
Da América do Norte e Central, já estão classificadas Estados Unidos, Costa Rica e Honduras. O México depende da repescagem mundial. Na Ásia, Irã, Coreia do Sul, Japão e Austrália estão classificados, faltando a definição da Jordânia na repescagem mundial. E na Oceania, a Nova Zelândia tenta a classificação na repescagem mundial.
A repescagem mundial define duas vagas para a Copa, que são disputadas em dois confrontos diretos entre as seleções dos quatro continentes: México X Nova Zelândia; Uruguai X Jordânia.
Da Redação em Brasília
Com agências