Haitianos saem às ruas para pedir renúncia de presidente

Milhares de haitianos pediram nesta segunda-feira (18) nas ruas de Porto Príncipe a renúncia do presidente Michel Martelly e reivindicaram melhores condições de vida no país caribenho, o mais pobre da América.

Os manifestantes, convocados por setores da oposição e seguidos de perto por agentes da polícia e por capacetes azuis da Missão da ONU para a Estabilização do Haiti (Minustah), levavam nas mãos colheres e pratos para pedir alimentos.

A manifestação transcorreu em relativa calma pelos populosos bairros de Bel Air, Dessalines, Delmas e Petionville. Em outra mobilização em Cap-Haïtien (norte), a segunda maior cidade do país, a polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes, segundo a imprensa local.

Também saíram às ruas partidários de Martelly, que, em alguns lugares lançaram objetos e pedras contra alguns dos manifestantes que pediam a renúncia do presidente. Ele assumiu o cargo no dia 14 de maio de 2011.

A mobilização da oposição foi convocada em meio aos recentes incidentes de violência entre manifestantes e a polícia registrados em diferentes pontos do país. Nos protestos dos últimos dias também foi reivindicada a renúncia do primeiro-ministro haitiano, Laurent Lamonthe.
A Minustah expressou no sábado “profunda preocupação” com os fatos.

Em comunicado enviado à imprensa, a chefe da missão, Sandra Honoré, se declarou preocupada "pelo ressurgimento dos atos de violência e assassinatos nos bairros de Cité Soleil e outras áreas do país".

Fonte: Opera Mundi