Enviado estadunidense para diálogo com Coreia está na China

O Ministério das Relações Exteriores da China anunciou na quarta-feira que o enviado dos Estados Unidos para a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) está em Pequim para uma visita de três dias.

Glyn Davies, representante especial dos Estados Unidos para a política sobre a RPDC, iniciou sua visita na terça-feira, indicou o porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei, em uma entrevista coletiva.

Ao responder a perguntas sobre as negociações entre Davies e seu colega chinês Wu Dawei, Hong disse que a informação sobre as negociações "será divulgada no momento apropriado".

Esta é a segunda reunião entre Davies e Wu em menos de um mês logo depois de seu encontro em Washington. Davies viajará a Seul e Tóquio neste fim de semana. No início do mês, Wu visitou a RPDC.

A China manteve um estreito contato e comunicação com todos os envolvidos nas conversações entre seis partes sobre o assunto nuclear da Península Coreana, disse Hong.

"Nas atuais circunstâncias, esperamos que as partes envolvidas possam mostrar sabedoria e voltar para o caminho do diálogo e consultas o mais rápido possível para promover a pronta retomada das conversações entre seis partes", declarou Hong.

O porta-voz reiterou que a China gostaria de trabalhar com todas as partes envolvidas para impulsionar as conversações entre seis partes e implementar a Declaração Conjunta de 19 de Setembro de maneira integral e equilibrada.

Na Declaração Conjunta de 19 de Setembro, assinada em 2005, a RPDC prometeu abandonar todas suas armas nucleares e os programas nucleares existentes.

As conversações entre seis partes, que reúnem a RPDC, a República da Coreia, China, Estados Unidos, Rússia e Japão, estão suspensas desde o final de 2008.

Fonte: Rádio Internacional da China