Dirceu pede à esquerda que lute contra 'injustiças' do Judiciário
Dividimos com todos dois importantes relatos que recebemos de quem esteve nesta quarta-feira (20) com Zé Dirceu, no complexo da Papuda, em Brasília. Breno Altman, jornalista e diretor editorial do site Opera Mundi, e a historiadora Maria Alice Vieira fizeram um resumo das conversas para nós.
Por equipe do Blog do Zé Dirceu*
Publicado 22/11/2013 10:33
Ambos contam que ele está firme, bem-humorado e sereno. O Zé pergunta de muitas pessoas e não reclama das condições carcerárias e nem se lamenta dos tormentos pelos quais está passando.
A indignação que ele expressa é contra o desrespeito aos direitos constitucionais e legais.
E mostra bastante preocupação com a saúde de José Genoino, que está em uma situação delicada neste pós-operatório. Apesar da revolta com as medidas ultrajantes que colocam em risco a vida do amigo, Zé trata de coordenar, entre os presos, um ambiente de tranquilidade, disciplina e estudo.
Como ele não tem acesso a jornais e internet, busca extrair de cada visita o máximo de informações sobre o que se passa aqui fora. A cada visita ressalta a necessidade do PT e a esquerda aprofundarem o enfrentamento contra as injustiças cometidas pela Justiça e contra a tentativa de criminalização das forças progressistas.
Altman e Maria Alice encaminharam mensagens de apoio e relataram todos os movimentos que estão surgindo de solidariedade no Brasil inteiro.
O Zé se emociona e se conforta com esse movimento, reafirmando seu compromisso de lutar até o último dos dias para provar sua inocência e defender o projeto petista contra a ofensiva tramada entre parte dos meios de comunicação e a oposição de direita.
Dirceu demonstra “bastante preocupação” com a saúde do deputado federal José Genoino (PT-SP) – que deixou a prisão nesta quinta-feira para ser atendido no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Forças Armadas após passar mal. “Apesar da revolta com as medidas ultrajantes que colocam em risco a vida do amigo, Zé trata de coordenar, entre os presos, um ambiente de tranquilidade, disciplina e estudo”, diz o texto publicado no blog.
Sem acesso a jornais e internet, Dirceu estaria aproveitando as visitas para obter informações sobre o que ocorre fora da prisão. De acordo com seu blog, ao ser informado pelos movimentos de apoio que surgiram em sua solidariedade, o ex-ministro se emocionou. “Seguirei combatendo, não importa as condições às quais me submetam”, disse Dirceu, de acordo com o relato.
*Com informações do Blog do Zé Dirceu e Portal Terra
Matéria atualizada às 11h15 para acréscimo de informação