Representantes do Saara Ocidental pedem apoio a Inácio 

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) recebeu em seu gabinete o ministro da República do Saara Ocidental para América Latina e Caribe, Hach Ahmed, e o embaixador em missão, Mohamed Laarosi Bahia, nesta terça-feira (26). Integrantes do movimento independentista Frente Polisário, eles solicitaram apoio do senador para estreitar as relações entre os governos brasileiro e saaráuis. Inácio promoveu um encontro dos diplomatas com senadores de vários partidos, para apresentarem suas demandas. 

Representantes do Saara Ocidental pedem apoio a Inácio

Segundo Hach Ahmed, a república é reconhecida por 50 Estados, “e, na América Latina, temos representações diplomáticas no México, Nicarágua, Panamá, Cuba, Venezuela, Uruguai e Guiana. Queremos estreitar relações com o Brasil na busca da paz. Nosso território é de 266.719 km², mas o Marrocos ocupa militarmente mais de 190 mil km². Desde 1991 existe resolução da ONU para realizar um plebiscito sobre a independência, mas o Marrocos não o aceita. Uma Força Internacional da ONU separa o território livre do território ocupado e precisamos da pressão internacional para que o Marrocos aceite a realização do plebiscito”.

Mohamed Laarosi Bahia informou que o Saara Ocidental “possui as maiores jazidas de fosfato do mundo, além de jazidas de cobre, urânio e ferro. Queremos paz, queremos investimentos internacionais, queremos soberania. Acreditamos que o Brasil , assim como já faz a África do Sul, pode usar sua influência internacional para que cesse o conflito com o Marrocos”.

O senador Inácio manifestou sua solidariedade com os visitantes. “O PCdoB sempre acompanhou com muito interesse a luta da Frente Popular para a Libertação de Saguia el-Hamra e Rio de Oro (Frente Polisário) que, em 1976, proclamou a República Democrática Árabe do Saara (RDAS). Sua luta fez parte dos grandes movimentos de libertação do colonialismo na África”, lembrou.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Inácio Arruda