Capacidade industrial instalada avança em 21 setores

Dados publicados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta segunda-feira (2), mostram que o nível de utilização da capacidade instalada ficou em 82,1% em outubro. Na comparação com outubro do ano passado, a utilização da capacidade instalada aumentou em 11 dos 21 setores pesquisados. No mesmo período, o emprego aumentou em 14 setores e a massa real de salários cresceu em 17. 

As horas trabalhadas na produção aumentaram 0,7% em outubro na comparação com setembro na série livre de influências sazonais. No mesmo período, o faturamento da indústria caiu 1,2% e a massa real de salários recuou 1,3%.

De acordo com  a pesquisa, o setor de metalurgia está entre os que tiveram melhor ritmo de atividade em outubro. Em relação ao mesmo mês de 2012, as horas trabalhadas no setor aumentaram 1,4% e o faturamento cresceu 1,7%. No entanto, os indicadores de mercado de trabalho apresentaram queda. O emprego caiu 1,1%, a massa real de salários recuou 5,8% e o rendimento médio do trabalhador diminuiu 4,8%.

O setor farmacêutico está entre os que apresentaram desempenho negativo. Com exceção do emprego, que ficou estável, os demais indicadores do setor caíram em relação a outubro de 2013. O faturamento teve queda de 13,3%, as horas trabalhadas na produção diminuíram 3,8% e a utilização da capacidade instalada recuou 3,1 pontos percentuais. 

Da Redação em São Paulo
Com informações da CNI