Pref. de Caxias realiza curso de Badminton e insere nos jogos

 

Batminton Caxias
A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj), criou o Projeto “Caxias Olímpico”, que visa levar atletas caxienses para disputar as Olimpíadas do Rio 2016. Dentre as modalidades incluídas nos jogos olímpicos, o Badminton tem sido bastante requisitado pelos já adeptos na cidade e demais esportistas.

Como forma de apresentar e multiplicar o conhecimento e treinamento de iniciação e de competição do Badminton, para que os professores de educação física de Caxias possam trabalhar com seus alunos em 2014, a Semelj realizou, neste fim de semana, a Clínica de Badminton.

A Clínica de Badminton foi ministrada por Flaubert Silva, atleta pertencente a Confederação Piauiense, Confederação Brasileira e Federação Mundial de Badminton, e contou com a participação de professores de Educação Física da cidade de Codó.

Durante o curso, realizado nos dias 29 e 30 de novembro, foram trabalhados vários temas, entre eles: histórico, equipamentos, regras, métodos de ensino, fundamentos do esporte, jogos de iniciação, e muitas atividades práticas que culminaram com um torneio entre os participantes.

O prefeito de Caxias, Léo Coutinho, esteve presente no evento. Na oportunidade, o chefe do executivo enfatizou o apoio que a Prefeitura dá ao esporte caxiense. “Hoje em dia nosso município é visto como o maior celeiro esportivo do interior do Maranhão. O que depender da nossa administração, continuaremos apoiando o esporte caxiense, valorizando cada modalidade esportiva e atletas, buscando a interação dentre os jovens de nossa cidade”, disse o prefeito municipal.

Segundo o secretário de Esportes, Adelmo Soares, o Badminton é apenas uma das modalidades previstas para inovar o calendário esportivo de 2014. “A Secretaria agora busca um novo desafio, implantar o ciclismo. Estamos trazendo novos esportes para nossa cidade com o objetivo de levar um grande número de atletas para o Rio de Janeiro, para a disputa das Olimpíadas. Com certeza se esse sonho for concretizado Caxias ganhará em todos os aspectos”, ressaltou o secretário.

Badminton

O badminton é um jogo de raquete, que pode ser praticado individualmente ou em pares, sendo disputado em um campo dividido em duas áreas iguais por uma rede, por dois ou quatro jogadores, respectivamente, singulares e pares. O objetivo do jogo é fazer passar o volante por cima da rede respeitando as regras do jogo, fazendo-o tocar no campo do adversário e impedir que o volante toque no seu próprio campo. O jogo é ganho pelo jogador ou equipe que conseguir vencer dois sets, e cada set é ganho pelo jogador ou equipe que atingir primeiro os 21 pontos, devendo existir uma vantagem de 2 pontos.

A modalidade é muito popular em países asiáticos, como Paquistão, Índia, China, Indonésia, Tailândia, Malásia e Japão, explicando assim o segundo lugar no ranking dos desportos mais praticados no mundo.

Fonte: Difusora Caxias