China se torna o maior mercado de bitcoins

O bitcoin presenciou outra rodada de valorização em nível mundial nesta semana e os pesquisadores disseram que a popularidade dele entre os investidores chineses podia ser uma das razões do mercado em alta.

O preço de um bitcoin, um tipo de dinheiro eletrônico digital, chegou ontem a cerca de US$ 1.117 no Mt. Gox, a plataforma de comercialização de bitcoins mais conhecida no mundo. Já a onça do ouro na Bolsa de Nova York tocou US$ 1.214.

Cerca de 1,8 milhão de bitcoins foram vendidos no BTC China em novembro, a plataforma com o maior volume de comercialização no mundo, de acordo com estatísticas recolhidas pelo bitcoincharts.com, que oferece dados financeiros e técnicos relacionados à moeda digital.

O BTC China é a maior plataforma de comercialização de bitcoins voltada para investidores que realizam transações comerciais com a moeda chinesa, o renminbi ou yuan.

O Mt. Gox ficou em segundo lugar no volume de comércio em novembro, já que movimentou cerca de 700 mil bitcoins, segundo o bitcoincharts.com.

Ling Kang, vice-presidente do BTC China, disse que 92% de seus usuários são homens, 93% têm menos de 40 anos e 90% têm diploma de licenciatura ou acima.

A maioria dos usuários trabalha na indústria de tecnologia da informação, de acordo com Ling.

Alguns economistas disseram que o bitcoin ganha força em um momento em que os chineses estão procurando novos canais de investimento.

"A inflação tem feito que as pessoas se preocupem. Os investidores compraram bitcoins para enfrentar a desvalorização do renminbi", disse Ding Zhaoyong, professor da Escola de Economia da Universidade de Jilin.

Os bitcoins atraíram a atenção do público chinês em abril deste ano, quando a Fundação Um, do astro de cinema Jet Li, recebeu uma doação de diversas centenas de bitcoins para ajudar a reconstrução da província de Sichuan, afetada pelos terremotos.

Depois, a "moeda" se tornou cada vez mais popular, especialmente depois que os meios chineses noticiaram em outubro que o Canadá tinha criado o primeiro caixa eletrônico de bitcoins.

Fonte: Rádio Internacional da China