Cores do sertão

A Assembleia Legislativa da Bahia recebeu, entre os dias 9 e 13 de dezembro, a exposição Cores do sertão, do artista plástico Sílvio Jessé, de Vitória da Conquista (BA).

Foi uma iniciativa do deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), que considera extremamente importante abrir portas de Salvador (BA) para os artistas interioranos. “É preciso garantir abertura de espaço para os artistas do interior da Bahia, especialmente do sudoeste baiano”, disse o parlamentar.

    

Silvio Jessé é um dos artistas mais expressivos da Bahia, tendo participado de inúmeras exposições desde 1979; sua arte remonta quadros comuns ao sertanejo.

Antes de retratar apenas o homem, animal, cactos, céu, sol e terra, Jessé traz a tona o lirismo de sua gente, sua capacidade de abstração, de buscar a fantasia dos contornos, a geometria quase exata que emana do sol, a transfiguração dos corpos pela rudez da terra.
  
Silvio Jessé dos Santos Júnior nasceu em Vitória da Conquista, no dia 6 de setembro de 1960. Começou participando do 10º Salão dos Estreantes na Galeria Panorama em Salvador; ele dono de um currículo extenso e tem atualmente trabalhos em museus e galerias de vários países como Espanha, Portugal, Canadá, Estados Unidos, Dinamarca, Luxemburgo, França, Angola e Alemanha (Élvio Magalhães).