Evaldo Lima faz balanço de atuação parlamentar em 2013

No início do 12º mês de trabalho, o vereador do PCdoB e líder do governo na Câmara, Evaldo Lima, prestou contas da atuação parlamentar do mandato “Na Morada Fortaleza”, durante pronunciamento realizado na manhã desta quarta-feira (11/12).

"Tenho canalizado todas as minhas energias no sentido de contribuir com a busca de soluções para os problemas antigos da cidade, sobretudo aqueles problemas que dialogam com o nosso mandato, quer sejam os problemas relacionados com a saúde, a educação, a cultura, o esporte e o lazer, além, é evidente, dos direitos humanos, que têm sido historicamente uma bandeira das vozes libertárias de todos os parlamentares do PCdoB", disse.

Entre os Projetos de Lei apresentados por Evaldo, destacam-se os voltados para a cultura, como a Lei do Inventário e a Lei do Tombamento, que ampliam os mecanismos de proteção ao patrimônio cultural e histórico. Somada a essas ideias, Evaldo apresentou emendas à Lei Orçamentária Anual para viabilizar a proteção da cultura da cidade. "Até agora, a minha breve atuação parlamentar tem tido como referenciais de conduta, por um lado, o programa do meu partido, e por outro, a minha inquietação motivada pelo sonho humanista de contribuir para a construção de uma sociedade justa e fraterna", ratificou o vereador.

Juventude é prioridade do mandato

Evaldo também destacou no pronunciamento os projetos dedicados à juventude. "Apresentamos um Projeto de Emenda à Lei Orgânica que propôs o acréscimo do capítulo específico denominado DA JUVENTUDE, que normatiza, na Lei Orgânica do Município, todas as diretrizes das políticas direcionadas ao segmento juvenil ao mesmo tempo em que determina a positivação da Coordenadoria Especial de Políticas Pública de Juventude, do Conselho Municipal de Juventude, do Fundo Municipal de Juventude e do Plano Municipal de Juventude". O objetivo da emenda é dar suporte à implantação das várias ações que aprofundem a institucionalização das políticas públicas de juventude, tornando-as, efetivamente, políticas públicas de Estado.

Compromisso do mandato

O vereador do PCdoB também reforçou a importância de verificar cada uma das emendas do mandato para avaliar a contribuição do parlamentar. "Essa preocupação com o social caracteriza nosso mandato, fica clara e absolutamente explicitada se forem observadas as destinações de todas as nossas emendas ao orçamento", disse Evaldo.

"A destinação de nossas emendas tiveram como critério fundamental a preocupação com a dignidade humana, materializada na opção de direcionamento dos investimentos públicos para as áreas de saúde, educação, cultura e inclusão social, beneficiando, principalmente, os idosos, os jovens, as minorias e as pessoas com deficiência", ratificou.

Contemporaneidade

Evaldo também reforçou a análise do Comitê Estadual do PCdoB sobre a contemporaneidade, compreendendo a crise econômica do sistema capitalista. “Em vez de solucionar os problemas que afetam a vida do povo, os governos conservadores gastam trilhões de dólares de recursos públicos para salvar as instituições financeiras e ainda reduzem benefícios sociais, demitem trabalhadores e arrocham salários em diversos países. Ao mesmo tempo tentam golpear a democracia e a soberania dos povos, seja com ataques militares, seja com a espionagem de empresas e estados soberanos”, disse.

Segundo o vereador, “no mundo inteiro, entretanto, os trabalhadores desencadeiam ondas de protesto em defesa do emprego, da paz, da democracia, buscando caminhos que levem à construção de uma nova sociedade em lugar do capitalismo em crise”.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB-CE)