Não há nada hoje que o Brasil não possa assegurar, afirma Dilma

A presidenta Dilma Rousseff concedeu, nesta quarta-feira (18), entrevista para rádios de Pernambuco e comentou a situação econômica do Brasil. Ela lembrou que a dívida líquida do país sobre o Produto Interno Bruto (PIB) é de 35% e que a inflação vai terminar pelo 11º ano seguido dentro da meta.

Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

Na entrevista, Dilma afirmou que o Brasil tem condições de enfrentar com tranquilidade o momento em que os Estados Unidos mudarem sua política monetária expansionista. Dilma destacou que o país está extremamente preparado, tem reservas internacionais e sabe usá-las.

O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, anuncia nesta quarta-feira (18) sua decisão de política monetária, e a expectativa gira em torno de quando começarão a ser reduzidos os estímulos econômicos.

“O Brasil nunca esteve tão preparado. Espirrou nos Estados Unidos, era uma pneumonia no Brasil, o pessoal dizia. Não estamos mais assim. Queremos que a tormenta seja rápida e não tenha efeitos graves sobre nós. Vamos tranquilamente – falo com aquela determinação que a tranquilidade dá – enfrentar esse momento de dificuldade. Não há nada hoje que o Brasil não possa assegurar”, destacou Dilma.

Ainda sobre a economia, Dilma lembrou que o Brasil recebe um grande volume de investimentos diretos estrangeiros, estando entre os quatro principais países do mundo nesse quesito. A presidenta ainda destacou o fato de o país contar com reservas de capital e desemprego baixo, fatores que, segundo ela, trazem tranquilidade ao enfrentar turbulências.

Com  informações do Portal Terra