Senador João Ribeiro morre de leucemia; Dilma lamenta em nota
Depois de mais de um mês internado, o senador do Tocantins João Ribeiro (PR), morreu nesta quarta-feira (18), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após complicações no pulmão. Desde o ano passado que o senador trata de uma doença rara, chamada síndrome mielodisplástica, um tipo de leucemia.
Publicado 18/12/2013 15:56

Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado
O quadro de saúde de João Ribeiro se agravou desde o último fim de semana, quando ele teve um sangramento no pulmão, causado por uma bactéria.
João Ribeiro estava internado desde o dia 16 de novembro no Sírio Libanês. Em janeiro deste ano, o senador fez um transplante de medula óssea. Desde então, ele estava afastado do cargo, que foi assumido pelo seu suplente Ataídes Oliveira (PROS). O corpo de João Ribeiro deve ser encaminhado ainda hoje para o Tocantins. Ele será velado no Palácio Araguaia, em Palmas.
Carreira
O republicano iniciou a carreira política como vereador na cidade de Araguaína, norte do Tocantins, em 1982. Após isso, foi eleito como deputado estadual e depois como prefeito de Araguaína. No ano de 1994, ele concorreu à Câmara Federal e foi eleito. Quatro anos depois foi reeleito. Em 2003 chegou ao Senado Federal, e em 2010 reeleito novamente. O senador teria mandato até janeiro de 2019.
Dilma lamenta morte do senador João Ribeiro
A presidenta Dilma Rousseff lamentou nesta quarta-feira (18) a morte do senador João Ribeiro. Segundo Dilma, Ribeiro foi um companheiro leal da base aliada do governo e uma voz de contribuição positiva na relação entre o Legislativo e Executivo.
Veja abaixo a íntegra da nota de pesar:
Líder do Partido da República no Senado, Ribeiro foi um companheiro leal da base aliada do governo. Foi sempre uma voz de contribuição positiva na relação entre o Legislativo e Executivo.
De família humilde, Ribeiro foi engraxate, vendedor de picolé e trabalhou na roça. Foi prefeito de Araguaína, deputado estadual e, como deputado federal, peça importante na criação do estado do Tocantins. Aos amigos e familiares, solidarizo-me neste momento de dor.
Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil