Uma maçã por dia previne ataques cardíacos, segundo pesquisa

Pesquisadores britânicos aconselham pessoas maiores de 50 anos a consumir uma maçã por dia para prevenir ataques cardíacos e acidentes cerebrovasculares, assinala um estudo divulgado na mais recente edição do British Medical Journal.

De acordo com a publicação, só com esta medida poderiam ser evitadas as cerca de 8.500 mortes cardiovasculares no Reino Unido.

No entanto, como o trabalho incluiu pessoas que já tomavam algum tipo de estatina, um fármaco comum para reduzir o colesterol, os especialistas sugerem manter o tratamento, mas aumentando a ingestão da fruta.

Esta pesquisa demonstra que pequenas mudanças na dieta, assim como um maior uso das estatinas na população, podem reduzir a mortalidade vascular no Reino Unido, dizem os autores do trabalho, pesquisadores da Universidade de Oxford.

Indicam também que o artigo apoia os programas dirigidos a um maior uso de medicamentos na prevenção primária da doença cardiovascular, além de incentivar as políticas destinadas a melhorar a qualidade nutricional dos hábitos alimentares do país.

Dados da Organização Mundial da Saúde assinalam que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo. Calcula-se que em 2030, cerca de 23,3 milhões de pessoas morrerão por esta doença, continuando a ser a principal razão de falecimentos no mundo.

Fonte: Prensa Latina