Senado debaterá, em Recife, fortalecimento da Sudene 

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) do Senado realizará um seminário para estabelecer medidas que fortaleçam a Sudene, na sede da autarquia, em Recife (PE), no dia 14 de fevereiro de 2014. A iniciativa foi do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), acatada pelo presidente da Comissão, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).  

“As soluções para o Nordeste devem sair dos nordestinos e a Sudene deve ser o centro de articulação de todo o planejamento e desenvolvimento da nossa região”, afirmou Inácio Arruda.

Segundo ele, “precisamos revitalizar, a curto prazo, a Sudene, para que o Nordeste ganhe participação mais destacada no desenvolvimento nacional, minorando as desigualdades regionais”.

“A Sudene é essencial para promover o desenvolvimento includente e sustentável do Nordeste, a preservação cultural e a integração da base econômica da região nos mercados nacional e internacional”, salientou.

Inácio explicou que as responsabilidades institucionais da Sudene compreendem a articulação das forças representativas da região, a regionalização das políticas nacionais e dos recursos federais, a promoção das potencialidades locais. Cabe-lhe, também, definir objetivos e metas econômicas e sociais, induzir e apoiar a captação de recursos técnicos e financeiros nacionais e internacionais, gerir fundos para o desenvolvimento regional, promover a capacitação e inovação, induzir iniciativas de melhorias gerenciais e laborais e articular as políticas públicas.

Participantes

Deverão participar todas as bancadas do Nordeste no Congresso, governadores e presidentes das Assembleias Legislativas da região, as entidades e lideranças econômicas regionais e demais convidados.

O seminário, realizado com a colaboração do superintendente da entidade, Luiz Gonzaga Paes Landim, terá também a participação dos técnicos e dirigentes da Sudene.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Inácio Arruda