Conferência das Cidades apoia implantação de parque no Recife

A 5ª Conferência Nacional das Cidades, realizada em Brasília, entre 20 e 24 de novembro de 2013, aprovou a moção de apoio à implantação do Parque Natural Rousinete Falcão na Mata do Engenho Uchoa, no Recife (PE). A moção conseguiu 270 assinaturas.

As assinaturas foram coletadas e apresentadas por Pergentina Vilarim, do Fórum de Reforma Urbana de Pernambuco; Abel Filho, vice-presidente da Federação das Entidades Comunitárias do Ibura Jordão (FIJ); Hilária Oliveira, da cidade Macaparana/PE e Mauro Bernardo, do Fórum de Reforma Urbana de Pernambuco, mantendo a determinação do Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa.

A aprovação da moção foi apenas uma peça da exitosa estrutura do pensar as cidades, que contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff. A Conferência teve com tema "Quem muda a cidade somos nós. Reforma Urbana já!".

A participação da primeira mulher presidenta do nosso país foi uma demonstração sobre a importância da Conferência e ela disse, sem poupar palavras, a importância da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), citando o nome da presidenta da entidade, Bartíria Lima Costa.

Dilma destacou ainda que são lideranças como Bartíria, e tantas outras que estavam presentes na conferência, as quais dedicaram suas vidas inteiras pela transformação social, que levam o país a acumular as conquistas no último período. Em seu discurso, a presidenta ressaltou ainda a importância dos cidadãos para a reforma urbana. “Quem muda a sociedade somos nós. É preciso fazer isso com urgência”, destacou Dilma Rousseff ao fazer referência ao tema da conferência.

A delegação de Pernambuco contou com a participação de 71 delegados e delegadas, sendo 20 dos movimentos sociais, sendo cinco integrantes da Conam.

No ato de abertura da Conferência, a presidenta da Conam, Bartíria Costa, falou em nome do Conselho Nacional das Cidades, o qual faz parte, e destacou a importância dos 10 anos de criação e funcionamento do Conselho e dos grandes avanços. Destacou também a importância de aprovar o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU) e a luta dos movimentos contra os despejos.

Também foi aprovada uma lista com 42 moções da 5ª Conferência Nacional das Cidades.

A chapa eleita pela plenária foi chamada de ‘Reforma Urbana já com unidade popular’, sugerida pela Conam. Segundo o coordenador da entidade, Fernando Pigatto, a proposta foi concluída após muito diálogo entre as entidades. “Daqui a um ano e meio nós vamos ter a unidade representada e construída em um único conselho”, defendeu.

Para o primeiro período, a chapa ganhadora é composta por 13 conselheiros da UNMP, 12 da Conam, 11 da CMP e 10 do MNLM. Para o segundo período, a composição é a seguinte: 12 da Conam, 11 da CMP, 11 do MNLM e 12 da UNMP.

Cerca de 3 mil pessoas participaram da 5ª Conferência entre delegados (2.681), observadores (400) e delegados natos (181).

Segue abaixo a moção apresentada e aprovada:

Moção de apoio à implantação do Parque Natural Rousinete Falcão

Quando a criatividade nossa, dos pernambucanos, se expressa através da música e da dança, manifestando toda nossa irreverência, o Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa participa com a TCM Arrebenta Sapucaia! desfilando pelas ruas do Barro, bairro do Recife, embalada pela força e a beleza do nosso frevo.

Foi a necessidade de manter o Movimento vivo, mesmo na época momesca, que brotou, no centenário do frevo, a Troça com seu hino e seu lindo estandarte para arrebentar o entusiasmo e a determinação de uma luta que completava então 28 anos.

O Movimento que iniciou como Amigos da Mata e hoje girando em torno dele mais de cem instituições, só para citar três exemplos que sejam universidades, instituições religiosas e Movimentos Culturais e Sociais para preservar e hoje reivindica a implantação do Parque Natural Rousinete Falcão.

Entendemos que esse Movimento contribui para fortalecer a Luta pela Reforma Urbana, reforma essa cuja necessidade se apresenta mais candente quando a concentração populacional na área urbana era de 84,4% em 2010 contrastando com 36% em 1950.

Entendemos também que concomitantemente necessário se faz outras reformas, como a Agrária, a da Educação, Política, Comunicação e a Tributária. Porque além de uma residência confortável e uma mobilidade adequada, a população de uma cidade vota, estuda e contribui com tributos. Em fim tudo isso deverá ser orquestrado por um projeto nacional de desenvolvimento.

Reforma Urbana já para a nossa Recife, com seus rios, suas pontes e seus viadutos, cortejada pelo majestoso Oceano Atlântico.

Congratulando-se com a 5ª Conferência Nacional das Cidades, o Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchoa sugere que essa vitoriosa Conferência aprove a Moção de Apoio à Implantação do Parque Natural Rousinte Falcão nos Cento e Noventa e Dois Hectares remanescentes de Mata Atlântica.

Mais um parque para a cidade.

Recife merece.

Quem muda a cidade somos nós. Reforma Urbana Já.

Fonte: Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa