Projeto quer aumentar patrocínios para o futebol feminino 

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados, obriga que 5% das verbas de patrocínio destinadas por empresas de direito público federal a clubes de futebol profissional sejam utilizadas para desenvolver o futebol feminino.

Os recursos deverão ser repassados às federações estaduais de futebol para organizarem atividades como competições e fomentar as entidades que mantém equipes formadas por mulheres.

O autor da proposta, deputado José Stédile (PSB-RS), ressalta que, apesar da popularidade do futebol na sociedade brasileira, e da crescente participação feminina nesse esporte, não há políticas públicas voltadas para o desenvolvimento dessa modalidade. Em consequência, lembra que “até os dias de hoje o Brasil nunca foi campeão mundial ou olímpico de futebol feminino”.

Para o deputado, a destinação de 5% do patrocínio recebido por uma agremiação esportiva para que as federações dos estados invistam na modalidade “dará início à sua valorização”.

O texto foi enviado para análise conclusiva das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Turismo e Desporto; e de Constituição e Justiça (CCJ).

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara