Funcionários da General Motors protestam contra demissões

A empresa estadunidense General Motors anunciou demissão em massa na fábrica de São José dos Campos, SP. Muitos funcionários foram notificados do desligamento via telegrama na véspera do ano novo, o comunidado os informa que a partir do dia 31 de dezembro estão demitidos. O sindicato da categoria iniciou nesta segunda-feira (30) um protesto contra a decisão da empresa.

funcionários da general motors

Segundo o secretário geral do sindicato, Luiz Carlos Prates, os funcionários farão o protesto para avaliar quantos operários foram demitidos e apresentarão uma denúncia ao Tribunal de Justiça trabalhista. Como o aviso de demissão chegou via telegrama e muitos estão de férias, dificultou a contagem imediata.

As demissões vão atingir os operários responsáveis pela montagem do modelo MVA Classic, que desde o início de dezembro deixou de ser fabricado. Por este motivo muitos funcionários entraram em férias ou licença remunerada, até a empresa tomar a decisão de demiti-los.

De acordo com o sindicato, neste setor da empresa trabalham 750 pessoas, destes, 304 aderiram ao programa de demissão voluntária impulsionado pela empresa, os demais contam com licença remunerada ou estão em férias.

Prates acredita que as demissões sejam motivadas pelo Imposto Sobre os Produtos Industrializados (IPI) que passa a ser de 3% a partir do dia 1º de janeiro no estado de São Paulo. 

Com agências