Comunistas marcam presença no Fórum Social Temático 2014

"Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental", esse é o tema que unirá diversas entidades, do Brasil e do mundo, na cidade Porto Alegre, que participarão do Fórum Social Temático 2014. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e a Fundação Maurício Grabois terão agenda própria e apresentarão suas impressões sobre a atual conjuntura e sobre os rumos do país em 2014, acúmulo de reflexões de especialistas sobre a crise mundial e meio ambiente e reforma política.

Marcado para ocorrer entre os dias 21 e 26 de janeiro de 2014, o Fórum Social Temático 2014 foi criado em 2001 para servir de contraponto ao Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum – WEF) – realizado simultaneamente em Davos, na Suíça -, o FST se constitui de um espaço aberto de encontro para o aprofundamento da reflexão, do debate democrático de ideias, da formulação de propostas, da troca livre de experiências e a articulação para ações eficazes de entidades e movimentos da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do
mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo.

Agenda dos comunistas

De acordo com informações do Fundação Maurício Grabois, está previsto o lançamento do livro Alma em Fogo, com memórias de Aldo Arantes, assim como do livro A Grande Crise Capitalista Global 2007-2013: gênese, conexões e tendências, organizado por Sérgio Barroso. Para os comunistas, o FSM continua sendo espaço improtante de atuação internacionalista, e importante contraponto ao Fórum Econômico de Davos.

No dia 23 de janeiro (quinta-feira, às 9h), será realizado um debate e lançamento do livro ” A grande crise capitalista global 2007-2013: gênese, conexões e tendências”, com participação de Aloísio Barroso (organizador do livro), do economista da CTB-RS, Pedro Dutra e convidados internacionais.

O evento, que será organizado pela Fundação Maurício Grabois e pela Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), acontecerá no Salão de Atos da Universidade do Rio Grande do Sul e deve fazer parte da programação oficial do FST.

No dia 24 de janeiro (sexta-feira, às 14h), a Fundação Maurício Grabois e a Fundação Perseu Abramo organizam o encontro do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, com representante do PT, para debater Ideias par o Brasil Avançar. O evento será na Câmara de Vereadores, no auditorio Otavio Rocha.

No dia 25 de janeiro (sábado, às 9h), Aldo Arantes participará de debate sobre o tema: Justiça Social e Ambiental, ainda sem local definido. Arantes é autor do livro de memórias Alma em Fogo, que deverá ter lançamento na ocasião.

A atividade também contará com a presença de Socorro Gomes, presidenta do Conselho Mundial da Paz, que é convidada para o debate sobre a Luta contra o imperialismo e a Solidariedade internacional, ainda sem data e local definidos. O secretário de Relações Internacionais do PCdoB, Ricardo Alemão Abreu, também participará de atividade sobre a crise capitalista.

Fórum Mundial de Educação

O Fórum Mundial de Educação 2014 ocorrerá em Canoas nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, nas dependências da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra/Canoas). O tema deste ano será Pedagogia, Região Metropolitana e Periferia. Até dezembro, mais de 1,5 mil pessoas já estavam inscritas no Fórum Mundial de Educação, representando a Argentina, Uruguai, Colômbia, Cuba, Cabo Verde, Marrocos, Jordânia, Zâmbia, Espanha, Itália.

Programação geral

21/1 – Terça-feira
– Manhã – Fórum Mundial de Educação – Pedagogia, Território e resistência – Canoas
– Tarde – Grupos de Trabalho – Canoas
– Tarde – Abertura Oficial do Acampamento Internacional da Juventude – Porto Alegre

22/1 – Quarta-feira
– Manhã – Fórum Mundial de Educação – Educação, Ambiente e Sustentabilidade – Canoas
– Manhã – FSTemático 2014 – Atividades Autogestionárias – Porto Alegre
– Tarde – FSTemático 2014 – Atividades Autogestionárias – Porto Alegre
– Noite – FSTemático 2014 – Atividades Autogestionárias – Porto Alegre

23/1 – Quinta-feira
– Manhã – Fórum Mundial de Educação – Gestão, Democracia e Educação como Direito Humano – Canoas
– Tarde – FSTemático 2014 e Fórum Mundial de Educação- Marcha de Abertura – Porto Alegre

24/1 – Sexta-feira
– Manhã – FSTemático 2014 – Mesas de Diálogo de Convergência sobre Democracia – Porto Alegre
– Tarde – FSTemático 2014 – Atividades Autogestionárias – Porto Alegre

25/1 – Sábado
– Manhã – FSTemático 2014 – Mesas de Diálogo de Convergência sobre Justiça Social e Ambiental – Porto Alegre
– Tarde – FSTemático 2014 – Assembléia dos Movimentos – Porto Alegre

26/1 – Domingo
– Manhã – FSTemático 2014 – Atividades Politico Culturais nas Praças e Parques – Porto Alegre

Da Redação em São Paulo
Com informações do Portal do FST 2014