A que ponto chegou a insanidade racista? 

No domingo (5) repercutiu na internet anúncio do portal de vendas online Mercado Livre anúncio de vendas de negros por R$ 1. Parece que no Brasil tem gente com muita saudade da escravidão. Esses racistas vão ainda mais longe do que parte da elite brasileira desejosa de voltar à ditadura fascista.

Por Marcos Aurélio Ruy, no Portal CTB

A que ponto chegou a insanidade racista? - Reprodução

A Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), solicitou ao site de vendas Mercado Livre na quinta-feira (9) informações sobre o autor dessa postagem e exige explicações de porque ela não foi barrada. Segundo o ouvidor nacional, Carlos Alberto de Souza e Silva Junior, ouvidor da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, os dados do autor dessa infâmia serão encaminhados ao Ministério Público Federal.

Pelo artigo 20 da Lei n° 7.716/1989 quem fez essa postagem pode ser condenado à reclusão de dois a cinco anos e multa para quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Carlos Alberto destaca que quem compartilhar o material ofensivo em blogs ou redes sociais com intenção de denegrir ou discriminar pode responder pelos mesmos crimes.

O Mercado Livre tenta se eximir de sua responsabilidade e informa que entregou, após notificação oficial, os dados cadastrais e de acesso do usuário anunciante às autoridades competentes para que o autor seja investigado. O anúncio foi retirado do ar na segunda-feira (6) assim que denunciado pelos próprios usuários do site”, diz texto no site da Seppir.

Parece que os comerciantes do país não se preocupam com a dignidade humana. Faz pouco tempo, a rede de lojas Marisa lançou camiseta com os dizeres em inglês “great rapers tonight”, numa clara confusão coma palavra rapper (cantor de rap). A tradução da frase estampada na camiseta é “grandes estupradores hoje à noite”. A loja recolheu as camisetas, mas mostra não ter muita preocupação com a qualidade de seus produtos, pois o erro só foi notado depois de intensas discussões na internet a respeito.

Em pleno século 21, o Brasil não suporta mais tamanhas atrocidades contra parcelas significativas de sua população. Como algo assim pode ser postado na internet sem os responsáveis pelo site notarem antes da publicação e como uma camiseta pode estampar absurdo desses e ser comercializada? Tamanho desleixo para coma dignidade humana é um acinte a todos os brasileiros.