Câmara expõe obras de Tomie Ohtake até próximo dia 26 

 A exposição em homenagem aos 100 anos de nascimento da artista plástica Tomie Ohtake agora está aberta à visitação todos os dias, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, até o dia 26 de janeiro. São 12 gravuras em metal e uma em acrílica sobre tela.

O conjunto de gravuras foi realizado em diferentes períodos, a partir de 1968, quando a artista começou a produzir em série. Suas obras conjugam as formas, o estudo das cores e a geometria, nas quais trabalha com várias técnicas: pintura, serigrafia, litografia, gravura em metal e escultura.

Tomie Ohtake nasceu em 1913, em Kioto, no Japão, e fixou residência no Brasil em 1936, em São Paulo. No final da década de 1950, iniciou seu trabalho com pintura que, a princípio, era figurativa e foi sofrendo mudanças até chegar à abstração.

Desde então, participou de salões de arte e passou a realizar exposições individuais e coletivas em diversos museus e galerias no Brasil e no exterior, destacando-se em eventos como a 36ª Bienal de Veneza (1972) e em várias edições da Bienal Internacional de São Paulo.

A mostra na Câmara, inaugurada em novembro, é uma parceria com o Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo.

Serviço:
Exposição: Tomie Ohtake – 100 anos
Data: até 26 de janeiro
Local: Galeria de Arte do Salão Nobre da Câmara dos Deputados
Visitação: Diariamente
Horário: das 9 às 17 horas
Entrada franca.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara