Ao completar 15 anos, Rádio Câmara amplia parcerias 

No dia 20 de janeiro de 1999, tinha início a transmissão de sinal da Rádio Câmara . A emissora nasceu como uma alternativa para que o cidadão pudesse acompanhar de perto o que acontece no Parlamento. Desde então, algumas coisas mudaram, mas sua missão permanece a mesma: aproximar o cidadão dos deputados.  

"Essa capacidade de o rádio chegar em qualquer lugar permite que o cidadão alcance as informações do que se passa dentro de uma Casa em que se faz leis", diz o jornalista da Rádio Câmara Jairo Ribeiro.

A Rádio Câmara oferece aos ouvintes a transmissão ao vivo das sessões de Plenário; programas sobre cidadania; radionovelas educativas e jornalismo imparcial e premiado. E o que é melhor, à disposição de outros veículos gratuitamente.

O serviço de Rádio Agência permite que outras rádios do interior do País, sem estrutura no Congresso Nacional, possam transmitir e informar sobre o que acontece no Parlamento. Elas recebem e também produzem material, especialmente durante as eleições.

"Nós temos cerca de 2 mil rádios parceiras cadastradas em nossa Rádio Agência. No dia das eleições elas entram ao vivo com a gente com informações locais dos mais distantes pontos do Brasil e das grandes capitais”, explica o editor da Rádio Câmara Aprígio Nogueira.

Integração

Em 2012, Rádio e TV Câmara deram juntas um novo passo com a criação de um jornal integrado. Lincoln Macário, da Rádio Câmara, e Adriana Marcondes, da TV Câmara, apresentam juntos o jornal Câmara Hoje, que vai ao ar às 13 horas, simultaneamente nos dois veículos.

Sérgio Chacon, diretor da Secretaria de Comunicação da Câmara, explica como é unir rádio e TV. "É um desafio para os profissionais de comunicação que têm que buscar a linguagem adequada, uma maneira especial de apresentar para que tanto o telespectador, quanto o ouvinte de rádio entendam perfeitamente o que está sendo tratado.”

Planos futuros

A comemoração dos 15 anos da Rádio Câmara enseja ainda planos para o futuro. "Eu espero que daqui a 15 anos a gente esteja em todas as localidades brasileiras, que todo brasileiro possa ouvir a Rádio Câmara, acompanhar o que acontece aqui dentro, no Plenário, nas comissões”, planeja a jornalista Evelin Maciel, responsável pela expansão da rede da Rádio Câmara. “Nós queremos ser acessíveis para todo brasileiro", resume Evelin.

A expansão da rede da Rádio Câmara deve começar por Cuiabá (MT), já neste primeiro semestre.

Fonte: Agência Câmara