Presidente da Embratur formaliza convênio com prefeitura de SL

 

Flávio Dino
O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, participou hoje da celebração do convênio entre o Governo Federal e a Prefeitura de São Luís. Uma das áreas que beneficiarão a capital do Maranhão e outros municípios é o instituto do qual Flávio Dino é presidente.

Através de ações de divulgação de São Luís, Alcântara e Barreirinhas em diversos países, a Embratur vai incentivar a vinda de estrangeiros visitar a capital do Maranhão. Segundo Flávio Dino, a parceria entre a Embratur (autarquia do Governo Federal) e a Prefeitura de São Luís vão gerar oportunidades, emprego e renda.

“Hoje nós estamos assegurando a promoção de São Luís em países europeus e sul-americanos por meio de uma ampla ação de divulgação turística, iniciativa que já foi tomada por cidades como Recife e Fortaleza. Desse modo, nós atrairemos novos turistas e muitos investimentos para São Luís, garantindo a circulação de renda, geração de oportunidades e resultados a longo prazo," afirmou.

O Maranhão tem grande potencial turístico e a parceria entre Município e Governo Federal vai reforçar durante todo o ano de 2014 o ciclo da economia do turismo no estado. O Maranhão será tema de ações em quatro países: Portugal, Argentina, Peru e Colômbia.

Além disso, jornalistas, empresários e profissionais do turismo de várias partes do mundo serão trazidos ao longo do ano para conhecer o estado e indica-lo como opção de viagem a estrangeiros. Dino destacou ainda a participação de empresários, profissionais e servidores públicos na conquista da parceria. “A qualidade técnica do projeto apresentado pela prefeitura de São Luís foi decisiva para que o projeto fosse aprovado,” disse.

Ao lado do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), Dino assinou os dois convênios que trarão mais desenvolvimento para o Maranhão. Edivaldo destacou o empenho do presidente da Embratur em ajudar São Luís no turismo e em outros setores.

Ações

As festas juninas de São Luís também serão destaque. A partir da presença de jornalistas estrangeiros que divulgarão e ações em Portugal têm como objetivo atrair mais turistas para a cidade.

O secretário adjunto de Turismo, Guilherme Marques, afirmou que todas as ações de turismo trarão muitos resultados. “Será uma forma de mostrar a cultura e belezas naturais de São Luís para novos públicos e atrair investimentos”, afirmou.

Ao longo de dois anos e meio, o Maranhão foi promovido pela Embratur como destino atrativo através de ações promocionais internacionais, com a vinda de profissionais do turismo para conhecer e divulgar o estado, bem como jornalistas estrangeiros.

Esporte e Cultura

Os ministérios do Esporte e da Cultura também firmaram parceria com a prefeitura de São Luís, formalizada na manhã desta segunda (20). A assinatura do convênio do Ministério do Esporte com o Município de São Luís para a construção dos Centros de Iniciação ao Esporte e a construção de 20 Pontos de Culturas espalhados pela cidade foram assegurados por representantes do Governo Federal.

A solenidade foi acompanhada pelo chefe da Secretaria Nacional de Esportes, representando o ministro Aldo Rebelo, Márcio Marques, os deputados federais Simplício Araújo (SDD) e Weverton Rocha (PDT), os deputados estaduais Rubens Pereira Júnior e Raimundo Cutrim (PCdoB), Bira do Pindaré e Marcelo Tavares (PSB) e os vereadores Rose Sales e Paulo César (PCdoB), Pedro Lucas (PTB), Helena Duailibe (PSDB), e Barbosa Lages (PDT).

Os secretários municipais Andréia Lauande (Criança e Assistência Social), Cesar Felix (Saúde), Márcio Jardim (Articulação Institucional), Geraldo castro (Educação), Cursino Moreira (Planejamento), Tati Lima (Informação e Tecnologia), Rodrigo Maia (Meio Ambiente), Márcio Jerry (Comunicação), Fatima Ribeiro (Segurança Alimentar), Carlos Rogério (Trânsito e Transportes), Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos) e Rodrigo Marques (Governo) também participaram do evento.