Cidades já se mobilizam para receber seleções e turistas 

Cidades como Vespasiano (MG), Campinas e Ribeirão Preto (SP) se movimentam para receber craques como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Franck Ribéry – além de um grande número de visitantes interessados em assistir aos jogos-treinos ou conseguir um autógrafo dos craques. 

O turismo de Copa vai se intensificar 40 dias antes do apito inicial – mais precisamente quando craques como o argentino Lionel Messi, o português Cristiano Ronaldo e o francês Franck Ribéry desembarcarem no país e começarem a se deslocar para suas cidades de treinamento.

Vespasiano não é cidade-sede, mas vai estar tão agitada quanto Belo Horizonte. A cidade mineira de apenas 104 mil habitantes, localizada na região metropolitana, a 27 Km da capital, é sede do famoso Centro de Treinamento do Clube Atlético e vai servir de base à seleção da Argentina. A expectativa de receber Lionel Messi mobiliza a cidade há dois anos.

Os investimentos do governo local em qualificação de mão-de-obra para o comércio e para a hotelaria já surtem efeito no turismo da cidade. Vespasiano está criando a “Casa da Copa”, uma estrutura preparada no centro de eventos da cidade para receber os turistas durante os jogos, que vai abrigar telão, restaurantes temáticos, área de lazer e shows.

“O movimento pelos destinos turísticos, especialmente pelas cidades que concentram as seleções, será grande. Elas estão se preparando para receber bem as seleções de todos os países e os turistas domésticos, que devem estar presente em grande número”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

A cidade de Campinas (SP) vai emprestar o Estádio Moisés Lucarelli, da Associação Atlética Ponte Preta, para a seleção portuguesa de Cristiano Ronaldo, eleito melhor jogador do mundo em 2013. A seleção da Nigéria, que também treina na cidade, vai se concentrar no estádio Brinco de Ouro da Princesa, estádio do Guarani.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo de Campinas, Samuel Rossilho, a cidade está preparada para a Copa paralela, que acontece especialmente nas cidades de apoio.

A oportunidade também promove os destinos além do país. Rossilho afirma que a cidade já firmou parcerias com Portugal para promover o intercâmbio entre as culturas. A Orquestra Sinfônica de Campinas, por exemplo, já tem data marcada para se apresentar em Lisboa. "O objetivo é aguçar os sentidos dos turistas com a proximidade do evento e atrair novos visitantes", disse o secretário.

Da Redação em Brasília
Com MTur